Contente
As rachaduras nas paredes geralmente não significam nada demais, mas algumas podem indicar problemas. Na maioria dos casos, os trincados nas paredes de tijolos podem ser decorrentes da retração dos materiais utilizados nelas, especialmente a argamassa que vai secando com o tempo. Entretanto, as rachaduras mais abertas podem indicar outros problemas relacionados com a fundação. Verifique com bastante atenção se as rachaduras nas paredes de tijolos do seu imóvel podem ser um motivo de preocupação.
As rachaduras nas paredes de tijolos podem ser um motivo de preocupação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Rachaduras em forma de escada
Às vezes, as rachaduras em uma parede de tijolos apresentam uma forma que se assemelha aos degraus de uma escada, descendo pela parede em linhas horizontais contínuas, acompanhadas por outra linha vertical e mais uma horizontal. Esse tipo de rachadura indica que está ocorrendo algum tipo de sedimentação embaixo da sua casa. Esse tipo de rachadura também pode indicar que a sua fundação está se elevando e, nesse caso, o problema pode ser decorrente de um processo natural de depreciação do imóvel, especialmente se casa nunca tiver passado por reformas. Entretanto, se as rachaduras forem largas (com mais de 1,3 cm), os problemas podem ser sérios e custosos.
Rachaduras verticais
As rachaduras verticais em uma parede de tijolo são um sinal de problemas sérios, especialmente se você notar que o espaço na fenda é mais largo nas partes superiores e inferiores da parede. Uma rachadura com uma fenda mais larga, na parte mais alta da parede, que se estende para baixo verticalmente, provavelmente significa que a fundação está cedendo naquele lado do imóvel ou o meio dela está subindo por algum motivo. Esse mesmo tipo de rachadura, mas com a fenda mais larga na parte inferior da parede, indica o contrário, ou seja, o lado oposto àquela parte da fundação ou o centro dela está cedendo.
Fendas largas sobre as portas
Se você começar a ver rachaduras angulares e largas se abrirem acima das portas em sua casa, possivelmente elas são o resultado do serviço descuidado de pedreiros inexperientes. Esses sinais de perigo apontam para sérios problemas de sedimentação na casa. Na maioria dos casos, são resultantes de erros cometidos na construção, essencialmente nos cantos ou em outras estruturas mestras muito importantes para fazer qualquer parede ficar de pé. Tais estruturas sustentam as partes interiores ou exteriores das paredes feitas de tijolos, gesso ou de qualquer outro material.
O que fazer
Se a sua casa estiver com rachaduras nas paredes de tijolos e você suspeitar que elas estejam sendo causadas por problemas de sedimentação ou na fundação, não as ignore. Tampar os rachados não irá resolver o problema, porque eles tendem a aparecer novamente à medida que a base da casa vai se movendo naturalmente. Se a sua casa for nova, você deve entrar em contato com o pedreiro ou com a construtora que fez o serviço para informá-los sobre a possibilidade de haver danos na estrutura dela. Outra opção é chamar um engenheiro estrutural para fazer uma inspeção no local. A solução pode ser corrigir o solo em torno da fundação ou fazer um escoramento com pilastras.