Contente
Muitas cozinhas se concentram no uso de batatas. Fritas, cozidas ou em purê, os tubérculos são, indiscutivelmente, um dos vegetais mais usados no nosso país. Muitas variedades de batatas são deliciosas e saudáveis - exceto as verdes. A descoloração verde em batatas indica a presença de uma toxina que não deve ser consumida.
Inspecione as batatas à procura de manchas verdes (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Concentração de solanina
As batatas produzem solanina como defesa natural contra insetos. A exposição à luz solar e altas temperaturas aumenta a quantidade de solanina. Embora todas as batatas contenham uma pequena quantidade dessa toxina, ela só é perigosa quando ingerida em abundância. A coloração verde em batatas indica um elevado nível de clorofila. Como a clorofila e a solanina são produzidas quase simultaneamente em batatas, a coloração verde também significa uma alta concentração de solanina.
Sintomas
A ingestão de grandes quantidades de solanina pode causar vários sintomas gastrointestinais e neurológicos, incluindo náuseas, vômitos, diarreia, delírio, febre, alucinações, dor de cabeça, hipotermia, dor abdominal, alterações na visão e choque. A ingestão de batatas verdes pode causar paralisia no sistema nervoso, e em casos raros, a morte.
Fatores de risco
Embora a ingestão de altas concentrações de solanina possa acarretar em sérias consequências, a maioria dos indivíduos que consomem batatas verdes sente poucos ou nenhum sintoma. Para sofrer sintomas maiores, o indivíduo teria que consumir uma quantidade maior de batatas verdes. Por exemplo, uma pessoa de 45 kg precisaria consumir 450 gramas de batatas verdes para sentir os sintomas do envenenamento por solanina.
Prevenção
Independente disso, o consumo da solanina pode ser prejudicial. Para evitar o envenenamento, corte as partes verdes da batata e os seus brotos. Corte as batatas com mais de dois ou cinco centímetros de coloração verde. Pratique essas medidas preventivas e mantenha-se longe do envenenamento.