Contente
Os patriarcas da Bíblia são principalmente encontrados no livro de Gênesis, mas seu legado alcança até as práticas cristãs e judaicas de hoje. A maioria dos patriarcas descende de Abraão. Um outro trouxe os Dez Mandamentos para a humanidade. As doze tribos de Israel e até o próprio Jesus descendem deles. De acordo com a Bíblia, estes grandes homens viviam próximos a Deus e seguiam a vida cheios de intervenção divina e milagres.
Moisés era um patriarca bíblico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Moisés
Quando criança, Moisés era escondido por sua irmã Miriam para que ele não fosse morto em uma chacina egípcia de crianças hebraicas do sexo masculino. Ele foi encontrado e levado pela filha do Faraó e criado como um egípcio real. Deus o chamou para tirar os Israelitas da escravidão no Egito e levá-lo à terra prometida. Deus deu a ele os Dez Mandamentos. Seu irmão Arão foi o primeiro alto sacerdote do Judaísmo.
Abraão
Abraão, cujo nome original era Abrão, e Sarah, originalmente Sarai, receberam um filho de Deus quando eles eram tão velhos que seria biologicamente impossível. Deus prometeu a Abraão que através desta criança ele "[o] faria uma grande nação" e que seus descendentes seriam mais numerosos que as estrelas. O nome "Abrão" significa "antepassado exultante" enquanto "Abraão" significa "antepassado de uma multidão", refletindo esta promessa. "Sarah" significa princesa.
Isaque
Isaque era o filho prometido à Abraão e Sarah. O nome Isaque significa "risada", porque Sarah ria em segredo quando a diziam que ela teria um filho aos 90 anos de idade. Ele casou uma mulher chamada Rebeca. Eles tiveram gêmeos, Esaú e Jacó. Esaú era o preferido de Isaque e Jacó o preferido de Rebeca.
Jacó
Jacó continuou a linha israelita. É dele que os nomes "Israel" e "Israelita" vêm. Em uma noite, ele "lutou com um homem até o amanhecer". Descobriu-se que este homem era um anjo. Jacó exigiu uma benção dele quando derrotou o anjo, a qual ele recebeu. O anjo deu a ele o nome "Israel" que significa "lutando com Deus". Jacó teve duas esposas, as irmãs Lia, e doze filhos. Os filhos dele são considerados os pais das doze tribos de Israel.