Contente
- Requerimentos legais
- Proteção ao empregador
- Características da carta de demissão
- Uso da carta de demissão
A carta de demissão é um documento em que se enumeram as razões pelas quais um empregado está sendo dispensado de um cargo ou de uma empresa. Apesar de não ser obrigatório por lei redigir esta carta, é aconselhável escrevê-la para esclarecer as razões da demissão e arquivar para referências futuras. Também é bom para o empregado receber esta carta e assim poder identificar e melhorar aquilo em que deixou a desejar em um próximo emprego.
Apesar de não ser obrigatório, é sempre bom redigir a carta de demissão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Requerimentos legais
Escrever uma carta de demissão pode acabar lhe protegendo se for influenciado a contratar o empregado novamente no futuro. A carta de demissão lista as razões da dispensa, então pode lhe servir de lembrete dos problemas que causaram essa ação. Também é importante guardar a carta de demissão para saber dar as referências corretas para possíveis futuros empregadores.
Proteção ao empregador
A carta de demissão pode acabar servindo de defesa caso o funcionário demitido decida processá-lo. O empregado pode abrir um processo por demissão indevida, o que o obrigará a provar as razões que motivaram a demissão. A carta de demissão e as informações contidas nela ajudarão a fazer sua defesa. Quanto mais verdadeiras forem as informações às quais for recorrer, mais bem preparado você estará para enfrentar empregados vingativos.
Características da carta de demissão
A carta de demissão deve informar ao empregado a data final da prestação de serviços, as razões da demissão e uma lista de fatores que possam ajudá-lo a se aprimorar. A carta deve comparar o desempenho do empregado com os objetivos da empresa, assim ele poderá compreender o que aconteceu. Outras informações como pagamentos de benefícios e salário também devem ser esclarecidas na carta.
Uso da carta de demissão
Enquanto o empregador utiliza a carta de demissão para guardar informações sobre o empregado para futuras referências, o funcionário pode usá-la para identificar os pontos que precisa melhorar. Se a carta de demissão citar atrasos e falta de comprometimento com a equipe, o empregado pode se beneficiar destas informações para saber agir melhor no próximo emprego. Esse é o motivo pelo qual a carta de demissão geralmente é emitida após a dispensa, ou porque foi solicitada pelo funcionário.