Contente
Se você estiver tendo odor vaginal, pode obter uma sensação incômoda de que outras pessoas também podem senti-lo. Sofrer de odores femininos pode ser embaraçoso e desconfortável. O odor vem frequentemente com outros sintomas, como prurido ou corrimento. Aprender o que fazer sobre o odor feminino começa por aprender o que o causa.
O que fazer em relação ao odor feminino (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Causas do odor feminino
O odor feminino pode vir de não tomar banho com mais frequência, mas geralmente está relacionado a algo mais grave. O odor pode ser contraído através de doenças sexualmente transmissíveis, como herpes genital, sífilis ou gonorreia. Pode ser adquirido a partir de bactérias como a clamídia ou a vaginose bacteriana. Ou pode ser causado por uma condição médica, tal como a doença inflamatória pélvica ou um tumor avançado no colo do útero. O odor vaginal também pode ser causado pela pouca troca de absorventes internos e externos, por ducha vaginal frequente ou simplesmente por transpiração excessiva.
Não duche
Muitas mulheres ao detectar o mais leve odor feminino correm para pegar uma garrafa de ducha vaginal. Afinal, elas são vendidas em muitas fragrâncias atraentes, quase como um perfume para a vagina. Duchas, no entanto, não fazem nada além de agitar bactérias na vagina. De acordo com o Centro de Informação Nacional de Saúde da Mulher, as mulheres que usam a ducha em uma base regular são mais propensas a problemas de saúde do que aquelas mulheres que não o fazem. A ducha tem sido associada a irritação vaginal e infecções, bem como doenças inflamatórias pélvicas e doenças sexualmente transmissíveis.
Controle de odor feminino
Devido às causas do odor feminino, é difícil eliminar o odor sem tratar seus motivos. Há maneiras de encobrir o odor, como lavar com um sabonete neutro e sem perfume. Você também pode tentar polvilhar um pouco de amido de milho em sua calcinha de algodão, que ajuda a controlar a umidade, o corrimento e o odor. Alguns desodorantes, cremes, supositórios e comprimidos femininos contra o odor estão disponíveis, afirmando eliminá-lo. Os efeitos secundários destes produtos são desconhecidos. Se o odor persistir por mais de uma semana, você deve consultar o seu ginecologista. É provavelmente melhor tratar a causa do odor e eliminá-lo completamente em vez de tentar encobri-lo com proteções e sem tratar a raiz do problema.