Contente
Todo o mundo sabe que a menstruação e a gravidez estão relacionadas; afinal, ficar um mês sem menstruar é uma das primeiras indicações de que talvez você esteja grávida. Entretanto, qual exatamente é a relação entre ovulação e gravidez? Um entendimento básico sobre ovulação, menstruação e gravidez pode ajudar a responder perguntas frequentemente mal compreendidas sobre reprodução feminina.
Gravidez e ovulação (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
Ovulação
A ovulação ocorre quando seu ovário solta um óvulo, que desce por uma das trompas de Falópio em preparação para a fecundação.
Menstruação
De acordo com a American Pregnancy Association, se um óvulo maduro não for fecundado por um espermatozoide entre 12 a 24 horas após ter deixado o ovário, seu corpo o expele (junto com o revestimento grosso do útero) durante o evento mensal chamado menstruação.
Gravidez
Se o óvulo maduro for fecundado entre as 12 e 24 horas em que fica disponível, então ocorre a concepção. O óvulo fecundado segue até o útero e se prende ao seu revestimento grosso.
Seu corpo após a concepção
A concepção provoca uma reação em cadeia de eventos em seu corpo, incluindo uma produção massiva de vários hormônios típicos da gravidez, como a Gonadotropina Coriônica Humana e a progesterona, e em tal transição seu corpo começa a fornecê-la para o bebê ao mesmo tempo que o inibe os ovários de ovular. Assim, uma mulher não ovula quando está grávida.
Equívocos
Muitas mulheres têm secreções vaginais entre 6 a 12 dias após a concepção, o que elas assumem erroneamente como sendo a menstruação normal após a ovulação. A American Pregnancy Association afirma que essa secreção (chamada de sangramento da implantação) é um sangramento típico que ocorre quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero.