Contente
Não fique alarmado se você encontrar minhocas no seu jardim ou quintal, elas são as benfeitoras naturais do solo. Enquanto levam suas vidas, essas pequenas maravilhas oferecem ao solo, sem saber, aditivos que promovem um crescimento saudável das plantas. As minhocas não são essenciais para um solo saudável, mas o serviço que elas prestam é certamente benéfico.
Minhocas promovem um crescimento das plantas melhorando o solo ao redor delas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Nutrição
As minhocas oferecem ao solo nutrientes das suas fezes, também conhecidas como húmus. A minhoca se move pelo solo se alimentando da grama, decompondo raízes, esterco e qualquer outra coisa que esteja disponível. Seu sistema digestivo quebra o material orgânico. O húmus que ela deixa é rico em nutrientes benéficos para a vida das plantas. A minhoca trabalha similarmente ao adubo, transformando matéria orgânica em fertilizante para o solo. Minhocas que cavam profundos túneis facilitam a obtenção de aditivos por parte das raízes e mantém um sistema profundamente enraizado. Minhocas mortas também se decompõem rapidamente, provendo ainda mais nutrientes para o solo.
Irrigação
A constante cavação das minhocas cria canais e túneis permanentes que se transformam em um sistema de irrigação natural de água. Esse sistema de irrigação permite que a água desça até as raízes das plantas. Ele também diminui a erosão do solo. Chuvas pesadas são naturalmente direcionadas para o solo pelos buracos das minhocas ao invés de escorrer.
Misturando o solo
Minhocas continuam misturam o solo com camadas mais baixas à medida que se movem pela terra. A constante mescla do solo, junto com o húmus, distribui os nutrientes e contribui para um sistema de raízes bem nutridas. Charles Darwin estimou que leva cerca de 10 a 20 anos para as minhocas misturarem mais de 15cm de profundidade no solo.
Tipos de minhocas
Epigeicas, ou minhocas da superfície, são pequenas e se adaptam a uma variedade de temperaturas e condições de umidade. Minhocas da superfície são comumente encontradas em em pilhas de adubo. Endogeicas, ou minhocas do solo superior, não fazem buracos permanentes, mas vivem próximas a superfície do solo. Elas se alimentam de matéria orgânica que rapidamente preenche seus canais à medida que elas se movem pelo solo. Anécicas, ou minhocas cavadoras de profundezas, são também conhecidas como "rastreadoras da noite". Elas cavam vários metros abaixo da superfície. Elas carregam dejetos para os buracos e enriquecem o solo com trilhas de húmus.