Contente
Os lírios estão entre uma das categorias de plantas conhecidas como angiospermas, que são plantas que utilizam suas flores para se reproduzir. Nos lírios, a flor contêm órgãos masculinos e femininos que produzem sementes, as quais darão origem a mais lírios.
Lírios se propagam através da reprodução sexuada. (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Produção de pólen
O órgão masculino da planta é referido como o estame. Estames em lírios são filamentos longos, finos e inclinados com uma antera, que produz pólen, o esperma de uma flor de lírio.
Órgãos femininos
Na porção central do lírio fica localizado o órgão feminino da flor, chamado de pistilo, constituído pelo estigma, estilo, ovário e óvulo. Os óvulos, no ovário, eventualmente tornam-se de sementes, quando fertilizados.
Polinização
O estigma, no final do pistilo, é pegajoso e recebe o pólen da antera. O pólen então libera espermatozoides que percorrem o trajeto através do estilo até o ovário.
Formação da semente
Dentro do ovário, o espermatozoide fertiliza os óvulos. Uma vez que a fertilização é completada, as pétalas da flor caem e o ovário forma uma cápsula cheia de sementes.
Dispersão das sementes
Quando as sementes amadurecem, a secagem do casulo cria fissuras. As sementes, em seguida, caem para fora de sua bainha e vão parar no chão. Em seguida algumas das sementes germinam, formando novos lírios, completando o ciclo reprodutivo.