Contente
A falência renal em estágio terminal é comum em cães mais velhos e frequentemente não é tratável, de forma que deixar o cão confortável em seus últimos dias é a única opção. Causada por danos graduais ou como falha genética, ela é considerada uma condição fatal.
A letargia é um sintoma de falência renal (Image by Flickr.com, courtesy of Jose Roberto V. Moraes)
Falência renal
A falência renal é uma inflamação crônica do tecido nos rins dos cães. A inflamação danifica permanentemente os órgãos e compromete a regulação normal do metabolismo e de excreta.
Funcionamento normal
Os rins dos cães regulam o fluido celular, os sólidos no sangue e o equilíbrio do pH dos fluidos corporais. Eles também removem os restos metabólicos e ajudam a promover a produção de glóbulos vermelhos.
Sinais e sintomas
Os sinais óbvios de falência renal incluem perda de peso repentina, diminuição do apetite, aumento da sede, desidratação e micção mais frequente. O cão também pode ficar mais letárgico e recusar atividades comuns.
Diagnóstico
Os veterinários que suspeitam de falência renal em cães realizam um exame físico completo e avaliam o histórico médico do cão. Eles também pedem uma análise da urina e análise química do sangue.
Tratamento
Os danos nos rins em cães progridem rapidamente e pioram dolorosamente. Alimentos de alta qualidade com baixo teor de proteína e antibióticos podem atrasar a falência completa, mas o tratamento é caro e consome muito tempo. Os transplantes de rins bem sucedidos são raros e a eutanásia é considerada o tratamento mais humano.