Contente
O crochê é um artesanato tradicional, que parecia estar com os dias contados até que um uso inovador e inusitado deu nova vida a esta arte: aplicar crochê em arame ao invés de barbante. Esta técnica para fazer bijuterias utiliza fios de arame e miçangas para criar cordões ou outras peças com a aparência de jóias trabalhadas. Para tanto, demanda apenas conhecimento do ponto básico do crochê, um fio de arame flexível e uma combinação de miçangas para criar braceletes e colares impressionantes.
Instruções
Fios e miçangas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)-
Meça seu colar preferido com uma fita métrica para determinar o comprimento das correntes de crochê para um colar.
-
Puxe o arame do rolo e coloque de 15 a 20 miçangas, movendo-as para o final do fio para não atrapalharem.
-
Coloque a agulha de crochê sobre o fio e faça um laço em torno da agulha de crochê. Gire o gancho da agulha de crochê ao redor deste, para apertar o ponto inicial.
-
Coloque o arame sobre o gancho da agulha e puxe o fio através do laço para fazer o primeiro ponto de corrente. Faça mais 14 pontos como este, dependendo do comprimento que você deseja.
-
Pegue uma das miçangas colocadas no fio e arraste-a para a agulha de crochê. Coloque o fio sobre a agulha e puxe o fio através do laço para fazer um ponto com a miçanga incluída.
-
Faça outra corrente de ponto, e então arraste a próxima miçanga para perto da agulha e dê o ponto com a miçanga. Prossiga nesta sequência; até que todas as contas estejam tenham sido utilizadas. Verifique a corrente para saber se precisa colocar mais miçangas, de modo que atinja o comprimento desejado.
-
Faça mais 15 pontos de crochê usando apenas o arame. Corte o fio com o alicate apropriado, deixando mais ou menos 8 a 10 cm de comprimento extra. Coloque o fio sobre a agulha e puxe-o completamente para arrematar sua corrente.
Colar de crochê de fio feito à mão
-
Faça mais dois cordões com esta mesma técnica, usando o fio e 15 ou mais miçangas, exatamente como na primeira.
-
Coloque as três correntes de crochê uma ao lado da outra e alinhe as miçangas. Segurando as três tiras juntas e, em uma das pontas, una os finais dos fios torcendo-os.
-
Faça uma trança, usando esta ponta, onde os três fios estão fixados juntos, como ponto de partida. De modo que as três correntes se entrelaçarão formando um só cordão. Ao final da trança, torça os fios juntos, como fez na outra extremidade.
-
Apare as pontas dos fios para que fiquem do mesmo tamanho. Coloque uma miçanga em uma das pontas; usando o alicate, faça um laço aberto depois da miçanga e prenda um lado do fecho no laço. Feche o laço e enrole o arame que restou, prendendo-o atrás do fecho.
-
Vá para o outro lado e novamente coloque uma miçanga; faça um laço aberto e adicione a outra parte do fecho. Feche o laço e enrole o fio que restou atrás do fecho para segurá-lo.
Terminando o colar
Dicas
- Coloque miçangas extras no arame para ajustar o comprimento do colar, dependendo das miçangas e da extensão final. Você não precisa usar todas as miçangas colocadas previamente no colar.
- Pratique o crochê em arame, usando um fio barato da loja de ferramentas, até que você se acostume a trabalhar com este material.
O que você precisa
- Seu colar preferido
- Fita Métrica
- Fio de 0,25 mm ou 0,32 mm de diâmetro
- Cortador de fio
- Agulha de crochê tamanho I
- 47 a 62 miçangas ou contas de artesanato
- Alicates
- Fechos para bijuteria