Contente
Jogos de matemática são fáceis de serem feitos em casa, com materiais recicláveis. Criar um jogo de matemática motiva as crianças a aplicarem os conceitos abstratos da matemática em uma ferramenta de aprendizado concreta. Um jogo de matemática tira a pressão de ter que saber tudo e pode ser compartilhado com alunos na escola.
Faça um jogo de matemática utilizando materiais recicláveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Papelão
Uma caixa de cereal feita de papelão,colada, fechada ou cortada, pode ser transformada em um grande tabuleiro, que é um jogo perfeito de matemática. Ao projetar e construir o jogo, os alunos utilizam a sua própria criatividade. Por exemplo, construa um jogo no estilo do "Candyland" para praticar as tabuadas de adição, subtração, multiplicação e divisão. As caixas de papelão adicionais são úteis para criar as peças do jogo, e as decorações tridimensionais, como o placar e o girador (roleta). O criador do jogo escolherá as regras, incluindo também a forma como cada jogador progride ao longo do tabuleiro até a linha de chegada. Responder às questões de tabuada, pode ser uma requisito para que as peças sejam movimentadas no tabuleiro.
Jogo de bloquinhos de madeira
Um jogo de bloquinhos pode ser feito utilizando pedaços de madeira que sobram em construções ou em projetos de carpintaria. Esses materiais são úteis para criar jogos de matemática caseiros para as crianças. Os pedaços de madeira devem ser cortados em um tamanho padrão representando a quantidade de cada um. As crianças devem usar os blocos para construir um jogo de matemática no qual o objetivo é ser o primeiro a encontrar a área de uma superfície utilizando-os. Por exemplo, para alunos de primeira série, são dados 100 bloquinhos para cada um, e eles devem investigar quantos blocos são necessários para cobrir um livro do mesmo tamanho.
Palitos de picolé
Os palitos de picolé são fáceis de serem lavados e secados, e podem ser usados para criar um jogo de matemática caseiro. Incentive as crianças a pintá-los em diversas cores. Crie um jogo em que os números de 1 até 100 são escritos em pedaços de jornais ou em papéis recicláveis e colocados em um chapéu ou recipiente. O objetivo do jogo é desenhar dois números que estão no recipiente. Use os palitos de picolé pintados para dividir o número maior pelo número menor. Um palito de cor diferente pode ser usado para representar o resto (caso possua) em cada problema de divisão. Por exemplo, se os números são 50 e 10, a criança iria criar cinco grupos de dez ou dez grupos de cinco.