Contente
O sarapatel é um prato típico da culinária do Nordeste do Brasil, preparado com vísceras, miúdos, toucinho e sangue coalhado de porco. Iguaria originalmente criada em Portugal, chegou ao Brasil no século XIX e foi rapidamente adaptada por diversos estados do Nordeste, como Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Em cada estado, o sarapatel é preparado de uma forma ligeiramente diferente, mas igualmente exótica. Aqui, apresentaremos a seguir a receita de um típico sarapatel baiano, feito com bofe, coração, fígado e ervas aromáticas.
Instruções
Aprenda a preparar o sarapatel baiano (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)-
Coloque os miúdos de porco no fogo acrescentando água e o suco dos 6 limões. Espere ferver para escaldar os miúdos, troque a água e espere ferver novamente. Uma vez terminada a segunda fervura, retire os miúdos da água e pique-os em cubinhos. Reserve.
-
Em outra panela, coloque o toucinho picado e frite-o até o ponto de torresmo. Retire os torresmos com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela onde sobrou a gordura do toucinho, refogue uma cebola e o alho picados. Acrescente o açafrão e abaixe o fogo. Adicione a pimenta-do-reino e a salsinha picada a gosto.
-
Acrescente os miúdos e o toucinho e cozinhe lentamente. Para aumentar o molho e amaciar a carne, acrescente água sempre que for necessário. Adicione em seguida uma cebola cortada em fatias bem finas. Agregue o sangue em pedaços ou líquido e adicione mais água até passar cerca de três dedos dos ingredientes.
-
Deixe ferver em fogo médio a baixo por cerca de 2 a 3 horas, até que a carne fique bem macia. Ao final do cozimento, tampe a panela e apague o fogo, deixando o sarapatel descansar alguns minutos. Antes de servir, adicione cebolinha, coentro e cominho a gosto. Sirva o sarapatel acompanhado de arroz branco e farofa. Bom apetite!
Como preparar o sarapatel
Dicas
- Para facilitar a preparação, muitas feiras e supermercados no Brasil vendem os miúdos e sangue de porco separados especificamente para sarapatel.
- O sangue de porco pode ser encontrado já cozido e sólido, ou ainda na forma líquida armazenada em sacos de plástico.
O que você precisa
- 3 kg de miúdos de porco (bofe, coração e fígado) bem frescos
- Sangue de porco
- 250 g de toucinho fresco
- 6 limões
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de açafrão
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
- Salsinha, cebolinha e coentro a gosto
- Cominho a gosto