Contente
Muitas vezes, é tentador para os proprietários de animais de estimação o uso de alguns medicamentos de venda livre quando seu cão não está se sentindo bem. No entanto, nem todos os medicamentos feitos para seres humanos são seguros para uso em cães. Entre esses medicamentos, o ibuprofeno pode causar problemas significativos e até mesmo ser fatal.
Tenha cuidado ao dar medicamentos ao seu animal de estimação doente (Image by Flickr.com, courtesy of Jose Roberto V. Moraes)
Identificação
O ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório não-esteróide (AINE). Ele vem em comprimidos comumente encontrados na seção de alívio para dor na maioria das farmácias com nomes como Advil, Motrin e Nuprin.
O ibuprofeno é encontrado em farmácias (Image by Flickr.com, courtesy of D'Arcy Norman)Função
A principal função do ibuprofeno é reduzir a produção de prostaglandinas para que haja menos dor e inflamação. No entanto, na maioria das vezes até a boa prostaglandina que é responsável por proteger o estômago e aquelas que garantem o bom fluxo sanguíneo para os rins são inibidas. Essa é a razão porque o ibuprofeno é potencialmente tóxico para os cães.
O ibuprofeno pode causar problemas em humanos também (Image by Flickr.com, courtesy of Robby!)
Opiniões de especialistas
De acordo com o site PetPlace.com, a dose tóxica de ibuprofeno responsável por úlceras estomacais é de 50 mg/kg, e a dose tóxica responsável por insuficiência renal é de 150 mg/kg.
Sintomas
Os sintomas que indicam toxicidade de ibuprofeno são vômitos (com ou sem sangue), dor abdominal, diarreia, fezes sanguinolentas e pretas, perda de apetite, aumentado da sede, aumento de micção, letargia, desidratação, tontura e, em casos severos, convulsões.
Tratamento
O objetivo do tratamento é tratar úlceras de estômago, evitar o comprometimento renal e controlar as convulsões, se presentes. O prognóstico é geralmente bom quando o cão é atendido imediatamente.
Prevenção/solução
Se o cão tiver ingerido apenas ibuprofeno, é melhor chamar um veterinário imediatamente. O cão pode ser induzido a vomitar (dentro de duas horas de ingestão), diminuindo significativamente as chances de toxicidade por ibuprofeno.