Contente
- A constituição da cera de ouvido marrom
- Conteúdos da cera de ouvido marrom
- O propósito da cera de ouvido marrom
Todos a possuem, mas ninguém gosta de admitir isso; todos tentam se livrar dela, mas, na verdade, ela é boa para você em moderação: é a cera de ouvido marrom! Pode não ser bonita, mas cumpre um importante papel em nossos corpos. Quais são as causas desse resíduo pegajoso em nossos ouvidos?
A cera de ouvido possui uma razão para existir (closeup of a man ear in color image by Ana de Sousa from Fotolia.com)
A constituição da cera de ouvido marrom
A cera de ouvido marrom é feita de sebo. O sebo é secretado pelas glândulas sebáceas que estão presentes em todas as partes do corpo humano (e é especialmente prominente no rosto e no couro cabeludo) e mantêm a pele e o cabelo lubrificado. A cera de ouvido também contem cerúmen, que vem das glândulas ceruminosas localizada veladamente no primeiro terço exterior do canal do ouvido. Por último, o sebo e o cerúmen combinam-se com escamas, lascas de pele morta e até mesmo com cabelo para formar a cera de ouvido marrom.
Conteúdos da cera de ouvido marrom
A cor da cera de ouvido varia de amarelada até marrom. O sebo das glândulas sebáceas do corpo são mais cinzas ou brancos, enquanto o cerúmen das glândulas ceruminosas é mais marrom, então a cor de sua cera de ouvido é determinada pelo quanto de sebo e cerúmen é feito por seu corpo.
O propósito da cera de ouvido marrom
Embora pareça ser um incômodo, a cera de ouvido cumpre seu objetivo fornecendo proteção ao canal do ouvido, capturando a poeira que entra por ele. Ela possui até mesmo a habilidade de destruir bactérias. A cera não precisa ser escavada para fora do ouvido, contrário ao que muita gente acredita, devido ao fato de que o canal do ouvido possui um mecanismo de limpeza natural onde a cera migra para baixo (auxiliada pela ação de mastigar e engolir das mandíbulas e gargantas humanas), limpando o canal e mantendo a saúde do ouvido e do corpo todo.