Contente
Os taxímetros são instalados em táxis para calcular o custo do serviço com base nos quilômetros percorridos. Eles são colocados no painel do carro, geralmente entre o som e o painel do lado do passageiro, para que tanto o motorista quanto os passageiros sempre possam vê-lo. Alguns taxímetros possuem GPS embutido e alguns modelos podem receber pagamento por cartão de crédito e imprimir recibos. O taxímetro deve ser conectado ao sensor/transdutor de velocidade do veículo, através dos três fios que saem de sua traseira. Ele fica montado em um suporte no painel, preso por parafusos.
Instruções
Os táxis privados e de coperativa costumam ser negócios de sucesso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Encontre a posição do painel em que irá instalar o taxímetro. Ela deve ser acima do som ou no centro, perto do lado do passageiro do painel. Prenda o suporte com os parafusos e a chave de fenda.
-
Levante o capô do veículo e encontre o sensor de velocidade, perto da válvula antichamas. Procure por um conector com um fio cinza com listras brancas, que vem do sensor de velocidade ou do sistema de controle de velocidade.
-
Conecte o fio de alimentação do taxímetro a um fio de alimentação constante, como um dos da caixa de fusíveis. Conecte o fio terra a uma boa fonte de aterramento, sob o painel. Conecte o fio de sinal do taxímetro ao fio do controlador de velocidade. Enrole todos os fios expostos com fita isolante.
-
Use o taxímetro apenas após ele ter sido calibrado e lacrado por um órgão acreditado pelo INMETRO. A legislação brasileira exige que ele seja aferido periodicamente antes de ser usado.
O que você precisa
- Chave de fenda pequena
- Fita isolante
- Peças do taxímetro
- Parafusos para montagem
- Taxímetro