Contente
Alguns diabéticos que fazem o controle da glicemia, níveis de açúcar no sangue, encontram níveis maiores durante a manhã do que de noite. De acordo com a revista americana "Diabetes Forecast", o aumento matinal da glicose no sangue tem três causas principais: o fenômeno do amanhecer, o efeito de Somogyi e o declínio de insulina.
As medições da glicemia devem ser feitas para um melhor controle do diabetes (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
O fenômeno do amanhecer
Como o Cleveland Clinic explica, entre as 2 h da madrugada e 8 h da manhã, seu corpo libera glicose e produz hormônios que aumentam a resistência insulínica. Embora o fenômeno do amanhecer seja um mecanismo natural do seu corpo ao se preparar para o dia, ele poderá resultar em uma alta de açúcar no sangue nos diabéticos.
O efeito de Somogyi
O efeito de Somogyi ocorre quando baixos níveis de glicose durante a noite fazem com que seu corpo produza hormônios para aumentar a glicose em rebote, resultando também em altos níveis matinais de açúcar no sangue.
Declínio da insulina
Algumas vezes, quando o paciente utiliza a insulina, a dose noturna do dia anterior acaba esgotando antes da manhã. A Cleveland Clinic identifica esse declínio da insulina um outro aspecto do efeito de Somogyi.
Determinando a causa
Para determinar a causa da glicemia elevada durante a manhã, seu médico terá que verificar seus níveis de glicose na madrugada, por volta das 2 ou 3 h, durante algumas noites.
Tratamento
O tratamento depende da causa da elevação da glicose no sangue. Seu médico poderá optar por modificar a quantidade, tipo e hora da aplicação da insulina, ou alterar seus hábitos alimentares.