Contente
- Instruções
- Vermes que podem ser vistos nas fezes do cachorro
- Vermes que não podem ser vistos nas fezes
- Dicas
- Aviso
Identificar vermes nas fezes do seu cão vai te ajudar a decidir se precisa ou não leva-lo ao veterinário. Se seu cachorro está com perda de peso, vomitando ou com diarreia, é uma boa ideia procurar em suas fezes por vermes. Isso é obrigatório, pois humanos podem ser infectados pelos mesmo vermes que os cães. Alguns tipos são visíveis nas fezes, enquanto outros necessitam que você leve uma amostra das fezes para o veterinário examinar. Existem cinco tipos de vermes que podem infectar cachorros: tênias, lombrigas, ancilóstomos, dirofilárias e tricurídeos.
Instruções
Se você acha que seu cão está com verme, é importante procurar nas fezes (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Procure por segmentos brancos de vermes que parecem com pequenos grãos de arroz; essas são as tênias. Você ainda pode acha-las ao redor do ânus do animal ou em qualquer lugar nos pelos.
-
Procure por vermes nas fezes do cão que lembrem macarrão espaguete; essas são as lombrigas e podem medir 15 cm. Se seu cão estiver vomitando, com a barriga inchada e perdendo peso, é bem provável que ele tenha lombriga.
-
Leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível se você identificou tênias ou lombrigas.
Vermes que podem ser vistos nas fezes do cachorro
-
Veja se seu cão está perdendo peso, com diarreia, flatulência, anemia, fadiga, barriga inchada e/ou tosse. Ancilóstomos, dirofilárias e tricurídeos são invisíveis a olho nu. No entanto, os sintomas acima indica que seu cão está com um desses tipos de verme. Nesse caso, marque uma consulta com seu veterinário.
-
Colete uma amostra fresca das fezes de seu cachorro e guarde-a em um saco plástico.
-
Leve a amostra ao seu veterinário e peça que ele examine para vermes. Leve seu cão, talvez o veterinário queira examina-lo.
Vermes que não podem ser vistos nas fezes
Dicas
- Se seu cão esfrega a parte de trás no chão, normalmente é uma indicação que ele tem verme ou é um problema nos sacos anais, que são glândulas odoríferas que se localizam perto do ânus. Nesse caso, marque uma consulta no veterinário.
Aviso
- Lave bem as mãos e tudo mais que entrar em contato com seu cão, pois os humanos também podem ser infectados por esse vermes.