Contente
O aço é um dos metais mais importantes do mundo. Embora isso seja bem difundido, muitas pessoas não entendem a diferença entre o aço carbono de alto teor e os outros tipos. Assim como qualquer outro aço específico, essa classe possui propriedades únicas, bem como vantagens e desvantagens inerentes quando comparada aos outros.
O aço carbono de alto teor possui propriedades e aplicações únicas (a construction worker welding steel image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)
Propriedades comuns
O aço carbono de alto teor inclui todos os que contêm de 0,8% a 2,11% de carbono em sua composição. O nível de carbono encontrado nesse metal é geralmente de 1,5%. Essa classe de aço é conhecida por sua extrema dureza, mas a concentração de carbono a torna mais quebradiça que as outras. Além disso, é mais suscetível a quebras quando usada incorretamente.
Vantagens
Dependendo da necessidade específica de sua utilização, o aço carbono de alto teor pode oferecer muitas vantagens. Ele é excelente para a construção de ferramentas de corte ou pregos de alvenaria. Os níveis de dureza e a resistência ao desgaste do aço carbono de alto teor também são altíssimos. É o metal preferido por muitos fabricantes de ferramentas de corte e maquinaria de prensagem para dobramento e conformação de metais.
Desvantagens
Por outro lado, existem algumas desvantagens em utilizar esse material. Não se recomenda sua utilização em qualquer tipo de ou trabalho de solda. Dentre os aços comumente utilizados, esse é o mais suscetível a quebras. Além disso, ele não possui necessariamente o mesmo nível de resistência ao desgaste que os outros tipos de aço.
Aplicações comuns
O aço carbono de alto teor continua popular em várias aplicações. Esse tipo de aço é prioridade na produção de várias ferramentas, como brocas, facas, pregos de alvenaria, serrotes, ferramentas de corte de metal e madeira.