Contente
Os geodos são apreciados pelos colecionadores de rochas devido a sua aparência deslumbrante. Um geodo é uma pedra com uma formação cristalina em seu interior, que a torna bastante atrativa. Alguns geodos são ocos, enquanto outros são feitos de cristais sólidos.
Instruções
Geodos de ametista se caracterizam pelos cristais roxos no interior da pedra (geode image by Andrew Kazmierski from Fotolia.com)-
Corte e abra o geodo com uma serra mármore. A estrutura cristalina de um geodo somente é visível após toda a rocha ter sido serrada pela metade.
-
Verifique se o geodo está completamente preenchido em seu interior, ou se possui espaços abertos com cristais. Os abertos são chamados apenas de "geodos". Os que são preenchidos são conhecidos como geodos "nodulares".
-
Analise o formato do geodo. Eles são identificados pelo formato, assim como pelo material contido. Os geodos catedrais são estreitos e finos, enquanto os com câmaras duplas possuem dois espaços vazios dentro de uma única metade do geodo. Outros tipos de geodos são o cúbico, o barril e o romboedro.
-
Analise a cor e a qualidade dos cristais no interior do seu geodo. Cristais roxo- escuros indicam um geodo ametista. Eles são mais raros do que os de quartzo. Estes podem ser brancos ou vermelhos em seu interior. Os geodos que não são preenchidos com quartzo ou cristais de ametista o são geralmente com calcita. A calcita preta é um tipo de geodo raro.
-
Compare seu geodo com fotos de um site ou de um livro de referência. A identificação dele é basicamente visual.
O que você precisa
- Serra mármore