Contente
A queratose liquenoide é uma lesão benigna (não cancerosa) na pele, de cor avermelhada ao marrom, geralmente provocada pela superexposição ou exposição desprotegida ao sol. Ela normalmente aparece como uma área inflamada na parte superior e nas extremidades do tronco e às vezes no rosto. Essa condição pode ser facilmente confundida com uma outra aflição dermatológica chamada de fotodermatose.
Saiba como tratar a queratose (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
Quem é afetado?
Os pacientes afetados pela queratose liquenoide são geralmente brancos na faixa etária de 30 a 80 anos. Esse carcinoma celular afeta as mulheres duas vezes mais do que os homens. Aqueles atingidos geralmente tiveram frequentes períodos de exposição solar minimamente ou totalmente desprotegidos.
Remoção cirúrgica
A queratose liquenoide pode ser removida cirurgicamente através de eletrocirurgia ou procedimentos a laser. Durante esse procedimento, um anestésico local é usado e o carcinoma é removido e enviado para biópsia para ter certeza de que as células removidas não eram cancerosas. Ela é na maioria das vezes benigna, e não há estudos disponíveis para provar que essas células possam se tornar cancerosas.
Nitrogênio líquido e curetagem
O nitrogênio líquido também pode ser usado para remover a queratose liquenoide. Durante esse processo, a lesão é congelada e retirada por curetagem, uma raspagem com um instrumento cirúrgico chamado "cureta". Como antes, uma vez removidas, as células serão enviadas para biópsia.
Cremes de uso tópico
Os cremes e pomadas de uso tópico estão disponíveis para prescrição do seu médico. Um par de cremes comumente prescritos, o Tretinoin e o Imiquimod, tem um corticosteroide como seu ingrediente ativo.