Contente
O gengibre é uma raiz de sabor intenso que pode emprestar seu gosto distinto para diversos pratos, desde biscoitos até sushi. O gengibre fresco tem um sabor perceptivelmente melhor do que a versão seca e pode deixar suas receitas mais gostosas. No entanto, ele pode estragar em uma semana em temperatura ambiente, por isso, verifique cuidadosamente antes de usar para certificar-se de que ainda está bom.
Instruções
O gengibre fresco deve ser macio e firme (hand of ginger on red plate and black napkin image by David Smith from Fotolia.com)-
Segure a raiz de gengibre em sua mão e aperte gentilmente. Ele deve estar duro e firme, não murcho, mole ou esponjoso. Se não estiver firme, estragou e deve ser descartado.
-
Examine a raiz de perto, procurando sinais de fungos. Preste bastante atenção às áreas onde as protuberâncias se prendiam ao rizoma principal, pois são muitas vezes o primeiro lugar a formar fungos. Se apenas uma parte da raiz tiver bolor, você pode cortá-la fora e salvar o lado oposto, a não ser que mostre outros sinais de apodrecimento. Se o gengibre estiver coberto de mofo em uma grande extensão ou mostrar outros sinais de que está estragado, jogue-o fora.
-
Segure a raiz sob iluminação e procure sinais de enrugamento nas superfícies maiores e mais lisas. Um gengibre maduro e saudável deve se carnudo e suave. Se as superfícies estiverem enrugadas, é porque começou a perder a umidade e apodrecer.
-
Cheire o gengibre. Ele deve cheirar apenas como gengibre. Qualquer cheiro desagradável, estranho ou de estragado significa que a raiz apodreceu.
Dicas
- Enrole o gengibre em filme plástico e guarde-o na geladeira para estender sua vida útil por várias semanas. Para mantê-lo por mais tempo, coloque o gengibre embrulhado no congelador por até três meses.
- Outros sinais de que ele estragou incluem descoloração, tonalidade acinzentada e machucados.