Contente
Infecções do trato urinário (ITU) felino são um problema comum e doloroso pra gatos. Segundo a Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, gatos machos castrados possuem mais chance de contrair ITU do que fêmeas devido a obstrução uretral.
Gatos machos castrados estão mais sujeitos a infecções do trato urinário (Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli)
Causas
Gatos machos castrados possuem uretras longas e estreitas, facilitando a formação de obstruções. Pedras urinárias e plugues urinários são duas causas muito comuns de obstrução que podem levar a infecções do trato urinário.
Sintomas
Gatos machos castrados irão exibir alguns sinais quando possuírem uma infecção no trato urinário. Estes podem incluir dificuldade de urinar, idas frequentes à caixinha de areia com pouca urinação, urinar fora da caixa de areia e sangue na urina.
Prevenção
Sua primeira reação pode ser evitar a castração do gato, mas isso na verdade irá permitir que ele tenha uma vida mais longa e feliz. Ao invés disso, tenha certeza que você está fornecendo bastante água fresca, uma caixa de areia limpa e comida de alta qualidade com pouco magnésio e minerais.
Tratamento
A maior parte dos gatos machos castrados com infecções urinárias são tratados com medicamentos antibióticos ou antimicrobianos. Se existe uma obstrução, o gato poderá precisar passar por uma cauterização e receber nutrição intravenosa para restaurar o equilíbrio de eletrólitos.
Aviso
Uma obstrução uretral é um sério problema para um gato macho castrado. Leve o seu animal para o veterinário no primeiro sinal de infecção urinária, já que um bloqueio não-tratado pode levar à morte.