Contente
Apesar do tambor da impressora a laser ser um componente primário necessário para criar uma folha impressa, a unidade de fusão desempenha um papel importante. Sem a fusão, a imagem irá manchar. É o fusor que cria uma ligação permanente entre o toner e papel.
O fusor é uma das unidades principais da impressora a laser (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Componentes do fusor
Existem dois componentes no processo de fusão: aquecimento e pressão; ambos são controlados por roletes. Depois do papel passar pelo tambor de imagem e receber o toner, ele passa entre esses dois roletes que formam o conjunto fusor.
Aquecendo
O rolo de aquecimento contém uma lâmpada de quartzo, que fornece o calor, controlada por termostato. Quando você liga uma impressora a laser, você vai notar que ela passa por um processo de aquecimento. O tempo de aquecimento depende da rapidez com que a lâmpada de quartzo aquece, e o termostato mantém a temperatura correta, enquanto a impressora está ligada. O rolo de aquecimento é o componente que mais consome energia em uma impressora a laser, por isso algumas impressoras têm um modo de "standby", ou de poupança de energia. Durante este tempo, a energia do rolo de alimentação é reduzida ou desligada. Neste modo, você vai ter que esperar que o fusor aqueça novamente antes de imprimir.
Como funciona
O tambor da impressora a laser transfere eletrostaticamente o toner, que cria a imagem no papel. Nesse ponto, o toner está somente na superfície da folha e pode ser espalhado. Se você já removeu um atolamento de papel de uma copiadora antes do papel passar pelo processo de fusão, você já viu como o toner se solta facilmente. Uma vez que o toner está sobre o papel, o papel passa entre o rolo de aquecimento e de pressão no fusor. O toner, que é feito à base de plástico, é derretido pelo calor e pressionado para dentro da folha pelo rolo de pressão. Como o rolo de aquecimento entra em contato direto com a imagem sobre o papel, ele é revestido com um material anti-aderente, geralmente Teflon. O vínculo que é criado entre toner e papel pelo fusor da impressora a laser é mais permanente do que outros métodos de impressão. Este método de fusão é o mesmo em fotocopiadoras. Por causa da permanência da imagem, as páginas impressas através de impressoras a laser e copiadoras são mais difíceis de soltar a tinta quando recicladas.
Solução de problemas
O conjunto do fusor da impressora a laser é o componente que mais causa problemas e exige reparos. Poeira no papel e toner residual podem ficar acumulados, causando arranhões no rolo, o que cria marcas indesejáveis na impressão. Por outro lado, grandes riscos permitirão que áreas de toner esquentem na folha. Nestes casos, o toner solta da página depois que ele sai da impressora. Além disso, a lâmpada pode queimar e exigir a substituição, e o termostato pode também falhar e precisa ser substituído.
Substituindo o fusor
Mensagens de erro do fusor podem ser vagas e frustrantes. Antes de verificar ou trocar o fusor, é importante deixá-lo esfriar completamente. Rolos de aquecimento podem atingir temperaturas muito altas. Uma vez que o fusor for removido, é uma boa hora para limpar a poeira e detritos que ficam dentro da impressora. Consulte o guia de instruções da impressora para descobrir o significado das mensagens de erro. Os erros mais comuns são os que informam que ele não está aquecendo corretamente, e não aquece o suficiente ou está muito quente.
Custo dos fusores
Tal como acontece com o custo de toners e do tambor, o custo do conjunto do fusor e peças de substituição varia e depende do fabricante e do modelo. A maioria dos conjuntos de fusor de impressoras de mesa custa entre R$150 e R$800. Além disso, o rendimento de páginas especificado para cada modelo também varia. O rendimento típico é entre 50.000 e 100.000 páginas em uma impressora de mesa.