Contente
- O que é Mirena?
- Como o Mirena funciona
- Efeitos colaterais do Mirena
- Se você notar ganho de peso
- O que evitar
- Precauções
O Mirena é um dispositivo anticoncepcional que pode produzir efeitos colaterais. Neste artigo, seu uso e efeitos colaterais, especificamente o ganho de peso, serão discutidos.
O que é Mirena?
O Mirena é um tipo de dispositivo intra-uterino (DIU). Ele é inserido diretamente no útero por um médico e é pequeno, flexível e feito de polietileno (um tipo de plástico). Contém o hormônio levonorgestrel, uma progesterona. Ele é indicado para mulheres que já tiveram um filho e buscam um plano de controle de natalidade de longo prazo.
Como o Mirena funciona
O Mirena altera os níveis hormonais da mulher. Ele pode parar completamente a ovulação ou ela pode continuar normalmente. Quando a ovulação continua, ele altera a parede uterina e o muco que ela secreta de forma que fiquem menos receptivos ao esperma e aos embriões.
Efeitos colaterais do Mirena
Em um estudo clínico do Mirena, o ganho de peso foi observado em cerca de 5% das mulheres envolvidas. No entanto, o estudo não comparou um grupo de mulheres que não usavam o Mirena a um grupo que o fazia. Por isso, é impossível saber se o Mirena provoca aumento de peso.
Se você notar ganho de peso
Se você notar qualquer ganho significativo de peso, pode tomar medidas para limitar esse ganho ou perder peso. Você deve realizar atividade física durante 30 minutos por dia, quatro ou cinco dias por semana. Deve ser seguido um programa definido de forma a desenvolver o sistema cardiovascular e fortalecer articulações e músculos. Nos outros dias, você pode praticar esportes mais ativos, como natação, basquete, futebol ou tênis. Se você mudar sua dieta para limitar ou diminuir a quantidade de calorias e açúcares, também pode diminuir muito o ganho de peso. Se conseguir reduzir a ingestão de calorias (principalmente açúcares e carboidratos) em 500 por dia, vai começar a perder peso.
O que evitar
Soluções rápidas, como pílulas de emagrecimento, dietas radicais e passar fome não são soluções definitivas para o controle de peso. Muitas vezes, levam a ganho de peso e estresse em seu corpo a longo prazo.
Precauções
Ao considerar qualquer forma de controle de natalidade ou contraceptivos, você deve consultar seu médico para ter certeza de que a escolha é correta para você. Sempre que começar uma nova dieta ou um programa de exercícios, consulte seu médico para ter certeza que não há riscos para a saúde.