Contente
Pode ser estressante ter um filho adulto morando com você. Para os pais que vivem essa situação, criem coragem. Quase um terço dos adultos com até 34 anos vivem com seus pais, de acordo com o "The Huffington Post". Se você sentir que seu filho está tirando proveito de sua generosidade e não está lhe tratando com o respeito que você merece, alguns passos simples podem ajudá-lo a reverter essa dinâmica e fazer com que ele seja mais atencioso.
Instruções
Imponha limites para que seu filho seja mais atencioso com você (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Converse com seu filho e cheguem a um acordo a respeito de quais tarefas domésticas que ele deve realizar. Isso pode ser desde lavar a louça até passar o aspirador de pó. Estabelecer limites pode fazer com que ele respeite você e seja mais atencioso.
-
Faça ele pagar aluguel; entre em acordo a respeito da quantidade de dinheiro que vocês dois se sintam confortáveis. Filhos adultos vivendo em casa esperam que seus pais cuidem deles como se estivessem em idade escolar. A requisição do pagamento de aluguel faz com que essas expectativas acabem, enquanto que ajuda a aliviar o fardo financeiro de ter um filho adulto vivendo em casa. Os pagamentos também fazem seu filho valorizar sua generosidade e lhe respeitar ainda mais.
-
Faça um contrato que reflita as discussões que você está tendo com seu filho. As cláusulas do contrato podem variar, desde cláusulas a respeito dele arranjar um emprego para que possa mudar-se até uma que estabelece que ele deve conversar com você em um tom respeitoso. Entre em acordo a respeito de repercussões no caso de não haver adesão àquilo que foi contratado e escreva-as. Por exemplo, escreva no contrato que você cobrará mais aluguel a cada vez em que ele deixar louças na pia.
-
Encoraje seu filho a agregar habilidades e treinar para um trabalho caso ele não tenha frequentado uma universidade. Assistir aulas vocacionais pode ajudá-lo a aumentar sua autoestima e, assim, passar a tratar os outros com respeito. Se seu filho fez faculdade, faça com ele uma programação para mudar-se, se a independência for o objetivo dele.
Dicas
- Seja firme com seu filho. Se ele continuar a tratar você desrespeitosamente, considere expulsá-lo de casa.