Contente
Imipramina (Tofranil) é um medicamento normalmente utilizado para tratar a depressão. Algumas vezes é utilizado em pequenas doses para o tratamento de enurese noturna em crianças. Se a imipramina for interrompida abruptamente, inúmeros efeitos colaterais podem ocorrer.
A parada de imipramina pode resultar em diversos efeitos colaterais (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
Efeitos fsicos
Efeitos colaterais físicos que podem ocorrer quando existe a parada da administração do medicamento incluem dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, insônia e uma sensação geral de mal-estar. Mesmo não sendo perigosos, esses sintomas são bastante desagradáveis.
Alguns sintomas podem não ser perigosos mas incomodam muito (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Efeitos mentais
Efeitos mentais secundários que podem ocorrer incluem irritabilidade, depressão, e aumento em outros sintomas psiquiátricos. Em alguns casos, esses efeitos colaterais mentais podem ser perigosos, e os pacientes podem se tornar suicidas se a depressão for severa.
Depressão pode ser um efeito secundário muito sério (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
Efeitos colaterais em crianças
As crianças que estão sendo tratados para enurese e são abruptamente retiradas do tratamento com a imipramina podem começar a retornar com o problema de liberação de líquidos durante a noite.
O problema pode retornar com a retirada dos medicamentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Prevenindo sintomas
Para evitar os sintomas de abstinência, doses da imipramina são reduzidas gradualmente. Os pacientes não devem parar de tomar o medicamento de uma vez e devem consultar um médico antes de interromper o tratamento.
Um médico sempre deverá ser consultado (Pixland/Pixland/Getty Images)
Tratando os sintomas
A maioria dos sintomas de abstinência não necessitam de tratamento. Eles vão simplesmente desaparecer com o tempo. Se os sintomas forem graves, o médico pode aumentar a dose novamente e diminuí-lo mais lentamente. Sintomas tais como aumento da insônia e depressão podem ser tratados com outros medicamentos, se necessário.
O médico irá lhe orientar sempre (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)