Contente
A polimialgia reumática, muitas vezes identificada erroneamente a princípio como artrite reumatoide, é uma afecção inflamatória pouco conhecida, com rigidez e dor nos músculos do corpo, geralmente nas costas, no pescoço e nos ombros. Embora a medicina ocidental tradicional tenda a tratar essa condição com esteroides, existem várias alternativas químicas.
Polimialgia reumática, muitas vezes identificada erroneamente a princípio como artrite reumatoide, é uma afecção inflamatória pouco conhecida, com rigidez e dor nos músculos do corpo, geralmente nas costas, no pescoço e nos ombros (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)
Cenário
A denominação polimialgia reumática provém do grego, significando "dor em muitos músculos". É também um distúrbio autoimune que normalmente atinge os pacientes com mais 50 anos de idade, criando inflamação e dor nos músculos. A causa de base é desconhecida.
Tratamento tradicional
O tratamento ocidental tradicional envolve injeção ou ingestão de fármacos esteroidais para reduzir a inflamação. Se os esteroides tiverem sucesso em aliviar a dor, isto indica um desequilíbrio adrenal no paciente. Os aspectos negativos do tratamento com esteroides com o tempo incluem forte desgaste no sistema digestório, particularmente no fígado.
Tratamentos alternativos
As sugestões de tratamento sem fármacos para polimialgia são abundantes e dependem dos sintomas específicos.
O consumo de álcool é altamente desencorajador. O álcool cria várias condições químicas no corpo que desestimulam o alívio da inflamação responsável por causar a dor da polimialgia.
Uma modificação na dieta é certamente mais recomendada. Existem muitas dietas de "limpeza" mencionadas em pesquisa que podem ajudar a desintoxicar o sistema e estimular seu sistema imunológico a começar a trabalhar com mais eficiência. As dietas com alto teor de alimentos fritos e açucarados podem interferir em seu sistema imunológico. Os suplementos da família da vitamina B são recomendados a muitos pacientes que sofrem de polimialgia, assim como os ácidos graxos ômega-6 (ou suplementos de óleo de peixe) que podem auxiliar na função imune e nas propriedades anti-inflamatórias.
Muitos problemas no tronco corporal decorrem de uma condição de desidratação. O corpo é constituído por mais de 80% de água e consumir 8 a 10 copos de água todos os dias ajuda a limpar o seu sistema de todos os tipos de substâncias, mantendo os órgãos funcionando de maneira adequada além de regular a temperatura central de seu corpo.
A acupuntura e a medicina chinesa têm sucesso no tratamento de todos os tipos de distúrbios imunológicos e inflamatórios. A visita a um acupunturista ou fitoterapeuta apropriado pode abrir-lhe uma série de estratégias de tratamento bem direcionadas.