Contente
Em 1904, o precursor da Companhia Noritake estabeleceu-se em um pequeno subúrbio perto de Nagoya, no Japão, chamado Noritake. Apenas em 1914 sua fábrica criou aparelhos de jantar adequados para o mercado ocidental. Hoje, a Noritake é reconhecida como líder em louças finas e se expandiu para mercados pelo mundo afora. De 1904 até a atualidade, centenas de modelos foram manufaturados pela fábrica e colecionados. Alguns são fáceis de identificar, outros não.
Bule de chá
Selos de fundo
Existem mais de 700 modelos de porcelana Noritake e mais de 400 selos de fundo Noritake. Cada modelo dessa fábrica foi criado durante um período que se correlaciona a um selo de fundo. As primeiras peças não estão marcadas com a palavra "Noritake", mas têm um simples "M", de Moramura, os fabricantes originais da Noritake, ou as palavras "Pintado à mão", com "Nippon" (Japão) ao lado ou debaixo delas.
Modelos
Se um modelo fosse produzido por mais tempo que o do selo de fundo, a forma das peças, como xícaras de chá, xícaras com pires e peças de servir costumavam mudar; assim, é essencial comparar os selos de fundo com os modelos e as formas. Os modelos mais populares ainda são produzidos atualmente. Existem convenções Noritake por todos os Estados Unidos, em que os modelos são expostos e os colecionadores se dispõem a ajudar com a sua identificação.
História
A História da porcelana Noritake e a identificação de modelos está resumida no Clay Museum (Museu de Argila) no Alabama. O Museu de Argila foi aberto no verão de 2002 por Robin Brewer, um perito e entusiasta da porcelana Noritake. Esse é o Museu Noritake nos Estados Unidos e um excelente recurso para identificação de modelos. Robin faleceu; no entanto, visitar o museu e recorrer ao curador atual para obter uma referência pode acelerar o processo de identificação.
Recursos
Existem livros disponíveis feitos com a intenção de ajudar os colecionadores a identificar a porcelana Noritake. O "Noritake Dinnerware: Identification Made Easy" (Aparelho de jantar Noritake: identificação facilitada, em tradução livre), por Robin Brewer, tem um índice de mais de 2 mil modelos, além de dicas para identificação de modelos. A "Collector's Encyclopedia of Early Noritake" (Enciclopédia do colecionador dos primeiros Noritake, em tradução livre), de Aimée Neff Alden, é dividida em quatro seções e identifica modelos datando de 1891 a 1953.
Dicas
A Noritake Collectors Guild é uma sociedade ou clube dedicado a pesquisar, publicar e compartilhar informação sobre a porcelana Noritake e seus modelos. Seu website afirma que os contribuintes têm informação não disponível publicamente de outra forma, que o compartilhamento é feito por meio da internet e que está disponível para que todos vejam. O Replacements.com também é um excelente recurso para identificação de modelos.