Contente
Em uma biografia, as pessoas querem saber quem você é e por que deveriam ouvi-lo. Se tiver apenas uma quantidade limitada de espaço para trabalhar, prefira destacar sua experiência para estabelecer a credibilidade em seu campo. Biografias, tipicamente, são escritas na terceira pessoa, não na primeira. Por exemplo, se João estava escrevendo uma biografia, em vez de escrever "Eu sou", escreverá "João é".
Instruções
Faça sua biografia relevante para o leitor (BananaStock/BananaStock/Getty Images)-
Escreva uma abertura que inclua seu nome, uma ideia básica do que você faz, uma referência à sua experiência e seu talento e uma ideia de por que o leitor precisa de sua especialização.
-
Escreva sobre suas realizações, não o que espera para fazer. Discutir os planos não diz por que um leitor deve depender de suas habilidades. Estabelecer a sua credibilidade é fundamental -- isso pode ser feito citando experiências.
-
Seja conciso, simples e honesto. Não exagere, não fique em um tópico e leia o que você escreveu e volte e corte onde for possível. Por exemplo, em vez de "João tem feito muito em sua carreira como escritor profissional de biografias e espera colocar suas habilidades para trabalhar para você da mesma maneira", pode-se escrever: "João goza de uma carreira de sucesso como biógrafo". O leitor aprende que você faz isso para a vida, por isso é um dado que pode ajudar os outros.
-
Concentre-se em seus conhecimentos, não na sua vida pessoal. Naturalmente, vai querer dar ao leitor uma ideia básica de você, mas mantenha as informações, pessoais e subjetivas, menos expostas. Isso significa que não deve incluir o quão maravilhosa é a sua família, como seu cão é inteligente, como é bom o tempo no Rio de Janeiro, por exemplo. Pense relevante e se coloque no lugar do leitor: o que você gostaria de saber sobre alguém que afirma ser um especialista em alguma coisa?
-
Considere esta biografia exemplo: "João se formou na Universidade Tal em 1985 com uma licenciatura em comunicação. Durante vários anos, ele tem trabalhado como colunista de 'Construtor de Relacionamentos' para a Revista Tal, antes de mudar-se para Tal Cidade, para prosseguir estudos de pós-graduação em gestão e liderança. Completou um mestrado em literatura Inglesa da Universidade Tal, em 2000. João publicou dois livros: 'Construindo uma equipe através de chaves de gestão' e 'Liderança não é a posse', recebendo o prestigioso 'Líder de Ouro', prêmio da Associação dos Gerentes. João vive em Tal Cidade".