Contente
Fertilizantes para plantas de aquários podem estimular ciclos mais rápidos e ajudar no desenvolvimento das plantas, ao mesmo tempo em que minimizam as mortes desses vegetais, o crescimento de nitrato e a proliferação de algas. Fertilizantes caseiros são simples e baratos de serem feitos; eles podem ajudar a manter a vitalidade de um ecossistema aquático inteiro.
Cultivar as plantas de um aquário é uma tarefa simples (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Fertilizantes biológicos
Aquaristas podem criar fertilizantes naturais usando a ecologia própria dos aquários. Um filtro biológico sempre ativo é o coração de um aquário com plantas. Filtros bem projetados contém carvão ativado e ocasionalmente criam colônias de bactérias benéficas que trabalham em simbiose com as plantas e peixes para purificar a água. Em um aquário com filtros biológicos ativos, os fertilizantes se desenvolvem naturalmente. Além disso, peixes e invertebrados vivos fertilizam naturalmente as plantas por meio da respiração e da defecação.
Fertilizantes caseiros em pó
Um fertilizante em pó caseiro pode ser feito usando-se a proporção de 3:3:2:1 de sal de Epsom (sulfato de magnésio), sulfato de potássio e nitrato de potássio. O fertilizante das plantas deve ser colocado no aquário em pequenas quantidades. Uma colher de chá a cada 38 litros de água é a dose ideal. Durante a troca de água, quantidades iguais da substância podem ser adicionadas para recompor os níveis de nutrientes e minerais.
Sais minerais
Sais minerais, incluindo ferro e zinco, podem ajudar no crescimento das plantas. Cascalhos próprios para aquários são disponibilizados para proporcionarem esses nutrientes essenciais às plantas, mas aquaristas mais avançados optam, ao invés disso, por usar argila vermelha rica em ferro. Esta deve ser fervida, antes do uso, para eliminar organismos indesejados. Ela pode ser colocada abaixo do cascalho para aprimorar a química da água.