Contente
Há muitas maneiras de tratar um dedo do pé dolorido, dependendo de onde se originou a dor. Esta pode ser provocada por traumatismo, infecção ou o tamanho indevido de sapato. Na maioria das vezes, os dedos doloridos podem ser cuidados em casa, em questão de dias. Se os tratamentos caseiros não são suficientes, pode ser necessário consultar um médico para uma avaliação mais aprofundada.
Feridas externas
Se você feriu seu dedo do pé, cortando-o ou raspando-o ou tem algum outro tipo de ferida de superfície aberta, impedir a infecção é primordial. Primeiro, lave com sabão antibacteriano e água. Assegure-se que a ferida fique suficientemente limpa e que não há sabão residual deixado sobre a pele. Aplique uma pomada antibiótica na área afetada e cubra com um curativo.
Feridas internas
Seu dedo pode estar com dor devido a sapatos que não cabem corretamente ou por ter ficado em pé por longos períodos de tempo. Se for este o caso, o repouso e gelo são as chaves para a recuperação. Coloque o pé descalço sobre uma mesa ou sofá para elevar o dedo do pé afetado. Aplique gelo na área da dor durante meia hora, para reduzir o inchaço. Não coloque o gelo diretamente sobre a ponta, enrole o gelo em uma toalha. Evite andar usando sapatos na maior parte do tempo possível. Tome um remédio anti-inflamatório, tal como a aspirina ou ibuprofeno. Para dor leve a moderada do dedo do pé, a combinação de repouso, gelo, elevação e remédio para dor deve tirar a dor pela raiz em 24 a 48 horas.
Casos extremos
Se estes tratamentos não aliviarem a dor ou piorar, consulte um médico imediatamente. O seu médico provavelmente pedirá raios-X para ver se o seu dedo está quebrado ou torcido. Você pode precisar usar um gesso ou usar muletas até o dedo do pé curar. Além disso, um dedo do pé dolorido causando dor incessante pode estar relacionado a uma doença óssea, diabetes ou problemas de circulação. Estas podem levar a outras complicações e infecções potenciais se não forem tratadas rapidamente.