Contente
Tocar o bandolim não é como tocar violão. Enquanto os violonistas apenas usam um dedo por casa, o bandolim usa o dedilhado diatônico, o que significa que cada dedo pode tocar duas ou três casas ao mesmo tempo. Essa técnica significa que o músico destro precisa reajustar constantemente a posição da mão e dos dedos esquerdos, dependendo da casa que está sendo tocada. Alguns exercícios para os dedos podem ajudar a treinar a mão esquerda e aprender o posicionamento correto.
Exercitar seus dedos ajudará a aprender a tocar bandolim (mandolin new image by Paul Moore from Fotolia.com)
Casa a casa
Toque a primeira corda do instrumento sem apertar nenhuma casa. Toque novamente com o dedo indicador da mão esquerda na primeira casa. Coloque o dedo médio sobre a segunda casa e toque novamente. Continue tocando e apertando mais casas até que todos os dedos estejam no braço. Depois, faça o movimento contrário, retirando todos os dedos do braço. Repita novamente com a segunda corda e assim em diante com todas as cordas.
Descida da aranha
Coloque os dedos da mão esquerda na corda superior, cada um sobre uma casa. Depois, erga simultaneamente os dedos indicador e anular e coloque-os sobre a próxima corda. Levante os outros dedos e posicione-os sobre a outra corda com os outros dedos. Continue alternando, movendo esses pares de dedos para baixo até alcançar a última corda, depois faça o mesmo subindo.
Espaço entre os dedos
Coloque a mão esquerda sobre o braço. Posicione o dedo indicador sobre a primeira corda, o médio na corda debaixo e uma casa a frente, o dedo anular uma corda abaixo e uma casa a frente e assim em diante. Mova o dedo indicador para a próxima casa, mantendo os outros no mesmo lugar. Mantenha o espaço entre os dedos, reposicionando-os se necessário. Siga com os outros dedos até o fim do braço e depois volte. Pratique manter o espaço entre os dedos enquanto eles se movem pelas casas.
Acordes de dois dedos
Treine tocar com dois dedos de cada vez para focar e alongar os dedos específicos da mão esquerda que precisem de prática. Exercite subir e descer as casas com os dedos indicador e médio, indicador e anular, indicador e mindinho e outras combinações desejadas. Preste atenção aos dedos mindinho e anular, já que eles são menores e podem ser mas difíceis de treinar e alongar.