Contente
A música Reggae surgiu como um subproduto do cenário de Ska na cidade de Kingston, Jamaica, durante os anos 60. As batidas fora do ritmo do baixo e melodias cortadas das guitarras tornam esse estilo de música fácil de reconhecer. Embora todos os tipos de Reggae apresentem essas características, os estilos variam na sua sonoridade, partindo do rock para uma forma eletrônica de ragga e dancehall.
O Burning Spear é um dos artistas do Reggae contemporâneo mais famosos (Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Raízes do Reggae
O Reggae Roots, apresentado nas músicas de Bob Marley, Peter Tosh e Horace Andy, é provavelmente o estilo mais conhecido de Reggae. A vasta popularidade do grupo Bob Marley and the Wailers fez inclusive com que os termos “Reggae” e “Reggae Roots” se tornassem sinônimos em várias partes do mundo. O Reggae Roots é um estilo melódico e comovente, que utiliza principalmente instrumentos acústicos. A religião rastafári e assuntos sociais são geralmente temas das letras desse estilo.
Dub Reggae
No estilo Reggae Dub, o produtor, ao invés do músico, é a estrela. Os produtores de Dub como King Tubby e Lee “Scratch” Perry criaram faixas com o mínimo de instrumentos possíveis, aplicando depois efeitos como reverb e eco para criar novas versões das músicas. Ao contrário dos outros estilos de Reggae, o Dub conta apenas com pequenos trechos de voz, podendo, às vezes, não ter nada de linhas vocais. Esse estilo de Reggae é focado na bateria e no baixo, em vez da melodia.
Ragga e Dancehall
O Ragga e Dancehall são estilos de ritmo rápido e modernos do Reggae que utilizam instrumentos eletrônicos, inclusive baterias elétricas. “Toasting”, que é semelhante ao ato de fazer um rap, é o estilo vocal predominante nesse subgênero do Reggae. Esses estilos começaram a se desenvolver no meio dos anos 80, e permanecem até hoje como dois dos mais populares no século XXI. Ragga e Dancehall influenciaram e são influenciados por muitos artistas de hip-hop e jungle.
Lovers Rock
O estilo de Reggae Lovers Rock, originado nos anos 70 na Grã Bretanha, combina a batida do reggae com os estilos vocais da música Soul norte-americana. Assim como o Reggae Roots, esse estilo é suave e melódico. A grande diferença entre os estilos é o conteúdo das letras. O Lovers Rock foca-se muito mais no romance em vez da política ou espiritualidade, encontrados no Reggae Roots. Ainda assim, existe certo cruzamento entre os estilos Roots e Lovers Rock. Alguns artistas conhecidos do gênero Roots, como Gregory Issacs e Horace Andy, lançaram álbuns no estilo Lovers Rock.