Contente
As injeções de vitamina B12 (cobalamina ou cianocobalamina) são geralmente prescritas por médicos para pacientes que sofrem de deficiência dessa substância ou sofrem de anemia ou fadiga. A vitamina B12 é importante para a produção das células vermelhas sanguíneas.
Injeção de vitamina B12 (Image by Flickr.com, courtesy of Steven Depolo)
Possível injeção dolorosa
Por conta de as injeções de vitamina B12 serem intramusculares, elas devem ser aplicadas fundo na pele, o que pode ser bem dolorido.
Efeitos colaterais menos graves
Embora essa não seja a lista completa, você pode passar por tontura, dor de cabeça, fraqueza, estômago irritado, náusea, diarreia, febre, dor na articulação, coceira, vermelhidão, dormência, formigamento ou irritação, ou dor no local da injeção.
Efeitos colaterais graves
Procure atenção médica imediata se algumas reações alérgicas que incluem dificuldade em respirar, inchaço dos lábios, língua, face ou garganta ou urticária ocorrerem. Dor do peito, respiração curta, rápido ganho de peso, inchaço e vermelhidão, quentura ou dor nas pernas também podem ser considerados sérios efeitos colaterais cujo se faz necessário chamar um médico o mais rápido possível.
Dosagem
As injeções de vitamina B12 podem ser feitas todos os dias ou um dia sim outro não por algumas semanas para tratar da deficiência dessa substância no organismo. As injeções de manutenção são dadas entre um ou três meses conforme determinado pelo médico.
Avisos
Se você tem a doença de Leber (doença que causa diminuição da visão e algumas vezes cegueira) ou é alérgico a cobalto, você não deve tomar as injeções de vitamina B12. Aqueles com doença de Leber podem ter o nervo ótico danificado e levar a cegueira se injetados com essa substância.