Contente
O motor Honda K20A é parte da série K de motores de quatro cilindros e quatro tempos da Honda Motor Company. Eles possuem o sistema de controle eletrônico de variação de tempo e abertura de válvulas da Honda (i-VTEC), que oferece variação contínua de fase do comando. A série K foi lançada em 2001.
Conheça o motor K20A (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Potência
O motor K20A possui uma classificação de potência de 154. Ele gera 220 hp a 8.000 rpm e até 21 kgf.m de torque a 7.000 rpm. Possui um modo 16v para potência e um modo 12v para economia; possui também um ciclo padrão de admissão-combustão-escapamento.
i-VTEC
O sistema Honda i-VTEC busca melhorar a eficiência volumétrica de um motor normal de combustão interna. Ele possui dois perfis de comando de válvulas e troca automaticamente entre eles de acordo com a necessidade do motor. O comando de admissão move-se entre 25 e 50 graus com o veículo em movimento. A engrenagem do comando, que é controlada por um sistema eletrônico, gerencia essas mudanças. A mudança de fase em si é afetada pela carga e pela rotação do motor. Esse sistema apareceu, inicialmente, no Honda Civic 2003.
Componentes
O sistema i-VTEC do K20A possui um atuador variável de controle de tempo de válvulas, que controla esse aspecto do veículo. Ele é gerenciado pela pressão do óleo e oferece controle de tempo de válvulas contínuo e dinâmico. O coletor de admissão do motor possui tubos de entrada de ar do mesmo comprimento e corpo de borboleta maior do que os dos modelos antigos. As porta de entrada e de saída são lisas para melhorar o fluxo de ar e o coletor usa um projeto 4-2-1 Tri-Y.
Características
Ele possui sensores de pressão do coletor e de fluxo de ar que garantem que a quantidade correta de ar esteja entrando no motor. A central de injeção do motor controla o sensor MAF. O K20A i-VTEC também possui direção hidráulica e acelerador eletrônico.