Contente
Espartilhos são acessórios bastante úteis, quando se deseja modelar o corpo feminino. Essa peça (também chamada de corselete) é capaz de reduzir a parte da cintura e manter o tronco sempre ereto. É por isso que o espartilho está associado com elegância feminina. A peça foi inventada na Europa do século 16, para dar suporte aos seios das mulheres da época. Com o passar do tempo, o espartilho caiu em desuso e foi substituído pelo sutiã. Em 2010, porém, o espartilho voltou a virar tendência depois de conquistar as passarelas de todo o mundo.
Instruções
O espartilho (ou corselete) é uma peça sensual, que mantém os seios sempre altos (Image Source/Digital Vision/Getty Images)-
O espartilho não deve ser usado em contato direto com a pele, por causar atrito e desconforto. Por isso, use sempre um liner (malha de algodão) para proteger sua pele.
-
Há vários tipos diferentes de espartilhos. O modelo tradicional é feito com barbatana de aço e material reforçado para modelar a cintura. É um estilo que pode ser harmonizado com saias bandage e vestidos curtos ou longos, para ocasiões mais sociais, especialmente o modelo tomara que caia.
-
Já o espartilho de setim não costuma modelar a cintura, mas ajuda a elevar os seios. Ele pode ser usado com camisa social e calça jeans (ou mesmo uma bermuda, para os dias mais quentes).
-
O espartilho underbust afina a cintura e mantém a sustentação dos seios. O modelo com alça pode ser usado com blusinhas básicas, roupas de renda ou camisas estampadas. Ele dá um look moderno e é ideal para ocasiões mais despojadas.
-
A peça pode ser harmonizada com diversos tipos de calçados, desde sapatos sociais até saltos altos. Acessórios como bolsas, brincos, colares e braceletes também são muito bem vindos.
Dicas
- É possível usá-lo nas mais diversas ocasiões, desde eventos sociais como formatura ou casamento até festas menos glamourosas
- Na hora de lavar o espartilho, molhe a peça com um pano úmido e passe uma escova com sabão neutro. Deixe secar naturalmente à sombra.
Aviso
- É preciso ficar atenta aos riscos de usar o espartilho em excesso. Algumas mulheres utilizam a peça para perder cintura, uma técnica chamada de "tight lacing". Muitos profissionais da saúde desaprovam essa técnica, sobretudo pelos riscos da pressão excessiva sobre o abdome.
- Com o tempo, a pressão que essa peça faz sobre o abdome traz riscos à saúde e favorece o aparecimento de inchaços e varizes. Portanto, se for usar, use com moderação.
O que você precisa
- Espartilho (ou corselete) de sua preferência
- Vestido longo ou curto
- Camisa social
- Blusinhas básicas ou estampadas
- Blusa de renda
- Calça jeans
- Bermuda
- Saia bandage
- Saltos altos, sapato social
- Acessórios (bolsas, brincos, colares e braceletes)