Contente
Toda imagem que vemos é composta de espaço positivo e negativo, seja em uma tela ou na paisagem de um parque. Muitos profissionais, como arquitetos, músicos e artistas, utilizam os efeitos do espaço positivo e negativo para melhorar o ordenamento do território de cidades e edifícios ou as cesuras em músicas bem trabalhadas. Embora semelhantes, os termos espaço positivo e negativo tem um significado único em relação à arte.
Esta fotografia equilibra o espaço positivo e negativo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Espaço positivo
O espaço positivo é constituído pelos formatos e formas de um quadro, pintura ou fotografia. Este é o espaço (geralmente um objeto) que atrai imediatamente seus olhos quando você olha para uma obra de arte pela primeira vez. Em um retrato, a imagem da pessoa pintada é considerada um espaço positivo.
Espaço negativo
Espaço negativo é a área que rodeia os formatos e formas (espaço positivo) que compõem um quadro, pintura ou fotografia. O espaço negativo ajuda a concentrar a atenção sobre o espaço positivo. Em um retrato, a área, às vezes chamada de espaço morto, em torno da pessoa pintada é considerada um espaço negativo.
Equilibrio
Deve haver um equilíbrio entre os espaços positivo e negativo. Tradicionalmente, o espaço negativo emoldura o espaço positivo, estruturando o olhar do espectador em torno do tema de uma pintura. O espaço negativo não só cria os formatos e formas de uma imagem, mas os aumentam. Por exemplo, a maioria prefere assistir a um filme em uma tela de cinema do que em uma televisão. Em uma tela grande há mais espaço negativo, o que permite que as pessoas foquem melhor as imagens de personagens e cenários, ao contrário de uma tela de televisão, que condensa imagens principalmente a um espaço positivo.
Preto e branco na arte
Os espaços positivo e negativo são mais evidentes em desenhos em preto e branco. Você provavelmente já viu as representações inteligentes em preto e branco de silhuetas que apresentam duas imagens, como um rosto olhando para você no espaço positivo e um rosto desviando o olhar no espaço negativo. ]o preto geralmente representa o espaço positivo e o branco representa o espaço negativo, enquadrando-o em formas. Através de experiências com as duas cores e suas funções, há oportunidades infinitas com espaço positivo e negativo na arte.