Contente
Um e-mail se candidatando a uma vaga de trabalho com uma carta de apresentação oficial e um currículo são um reflexo da competência, profissionalismo e experiência do candidato. Devido ao fato de muitos empregadores receberem candidaturas por e-mail em vez de métodos mais antigos, como fax ou correio postal, a inscrição numa vaga enfrenta um desafio maior para se destacar em meio a uma enxurrada de candidatos. Diversas dicas reveladoras irão ajudar qualquer um a ser bem sucedido ao escrever um e-mail poderoso e articulado se candidatando a uma vaga.
Instruções
Um e-mail se candidatando a uma vaga de trabalho reflete a competência do candidato (Alistair Berg/Digital Vision/Getty Images)-
Leia todas as requisições de inscrição feitas pela empresa para a posição desejada. A empresa pode requerer que um candidato envie um e-mail para um indivíduo ou departamento específico incluindo diversos documentos anexados ou que copie e cole no corpo do e-mail. Certifique-se de seguir todas as especificações e que seu currículo, carta de apresentação e exemplos de portfólio, caso necessários, atinjam um grau excepcional de escrita articulada, gramática e experiência aplicável. Este processo cuidadoso pode levar alguns minutos adicionais, mas comunica à empresa que você é capaz de seguir instruções e que leva o cargo a sério.
-
Envie um e-mail polido. Inclua o departamento e/ou pessoa adequada no endereço da mensagem. Insira uma mensagem requerida pelas regras da empresa na linha de “Assunto” ou então escreva “Gerente de vendas” ou algo similar que reflita a vaga em questão. No corpo do e-mail, digite a seguinte informação para quem você está se dirigindo: o contato de negócios, nome, título, empresa e endereço de e-mail.
-
Escreva um e-mail personalizado de candidatura a uma vaga. Dirija-se ao indivíduo com “Sr.” Ou “Sra.”, apresente-se em algumas frases simples que incluam seu nome completo, objetivo ao escrever a mensagem e a vaga específica que você deseja. Declare sua experiência de maneira focada e relevante à vaga. O e-mail todo não deve ser mais longo do que 1 ou 2 parágrafos que tenham de 3 a 5 frases cada. Use publicações para examinar e-mails de candidatura a vaga bem sucedidos, como a BusinessWeek.
-
Conclua seu e-mail de candidatura a uma vaga. Agradeça ao destinatário pelo seu tempo e encerre com a frase “Aguardo ansiosamente por notícias suas em breve”. Escreva suas informações para contato: nome completo, cargo atual e/ou empresa, número de telefone, endereço de e-mail e site, caso seja relevante.
-
Releia e revise o e-mail. Releia o e-mail diversas vezes para verificar sua clareza, coerência e relevância à vaga. Certifique de que não há erros de ortografia, gramática ou pontuação. Pense na hipótese de enviar o documento a um amigo ou em esperar algumas horas antes de enviá-lo para permitir que você faça um exame mais descansado e analítico do texto.
-
Envie o e-mail se candidatando à vaga. Depois que você estiver completamente satisfeito com o e-mail se candidatando à vaga e seus anexos necessários, envie o e-mail à empresa e ou chefe de departamento. Lembre-se de seguir todo o protocolo comercial durante o processo de seleção da vaga.
Dicas
- Evite escrever com maiúsculas e com excesso de pontos de exclamação. Mantenha o e-mail sucinto e direto. Lembre-se de que as pessoas são muito ocupadas.
Aviso
- Até erros pequenos podem reduzir sua chance de candidatura a uma vaga. Demore o tempo necessário para assegurar um e-mail de candidatura a uma vaga que seja de qualidade.