Contente
Se você tomou a decisão de negociar uma dívida, ao invés de contratar um advogado ou uma empresa de consolidação da dívida para fazer esse trabalho, aqui estão algumas dicas e passos para começar. Lembre-se de que os credores não são legalmente obrigados a ajudá-lo, mas se você preparar o seu caso e tiver dinheiro no banco para conseguir o acordo, os credores podem ser incentivados a trabalhar com você.
Instruções
Escreva uma carta de negociação de dívida-
Pesquise os termos e condições de sua dívida. Conheça as taxas, sobretaxas, impostos e taxas de juros que se aplicam. Taxas de processamento anual podem ser associadas com a dívida.
-
Calcule o montante total de sua dívida, incluindo taxas e impostos.
-
Reúna fundos suficientes para liquidar sua dívida. O dinheiro não é para enviar com a sua carta, mas para dar mais peso aos credores para apreciarem o seu pedido. Você não tem que pagar o valor total da dívida, porém não se esqueça de que você tem pelo menos 70% a 80% do saldo. Credores não levarão você a sério se oferecer muito pouco ou se oferecer para pagar em muitas parcelas.
-
Faça o seu pedido de liquidação do débito por escrito. Faça a sua primeira oferta razoável, mas relativamente baixa, de modo que você possa subir se o credor recusar o seu pedido. Se possível, peça que um advogado ou, pelo menos, um conselheiro de negociação da dívida que olhe sua carta, para verificar eventuais inconsistências ou itens desnecessários.
-
Se o credor concordar com seu pedido, pague prontamente e obtenha a confirmação por escrito do recebimento do pagamento. Caso o credor queira conhecê-lo pessoalmente nesse meio tempo, fale com o seu conselheiro para ver o que é justo.
-
Mantenha o controle de toda a correspondência com seus credores, já que promessas feitas por telefone são difíceis de verificar. Deixar um rastro de papel é bom na medida em que fornece a documentação de seus esforços e ajuda você a encontrar informações mais rapidamente no caso de surgir uma dúvida ou problema.
-
Acompanhe todos os acordos feitos, para garantir que eles foram concluídos.
-
Se o seu credor apagar a sua dívida, certifique-se de que a quitação apareça em seu relatório de crédito no prazo de dois a três meses.
Dicas
- Embora possa ser tentador ameaçar credores sugerindo que você vai declarar falência se não conseguir o que quer, esta tática pode tornar o credor menos disposto a negociar do que de outra forma.
- Se o credor não está disposto a negociar, você pode demonstrar a sua vontade de forçar os credores para validar seu título de crédito (provar legalmente que você lhes deve dinheiro). Este processo é, muitas vezes, lento e muitos credores não querem passar pelo incômodo.
- Pague através de cheque ou ordem de pagamento. Nunca envie dinheiro.
Aviso
- Não aceite que seu indíce de crédito subam logo após seus credores apagarem suas dívidas. Cheque com todos os departamentos responsáveis, para se certificar de que a sua pontuação de cliente foi devidamente ajustada de acordo com sua quitação.
O que você precisa
- Informações sobre termos e condições da dívida
- Conselheiro de dívida/advogado (opcional)
- Preenchimento de sistema de correspondência da dívida
- Dinheiro para pagar de 70% a 80% da dívida
- Relatório de verificação de crédito para garantir que a resolução aparece em seu relatório
- Computador/impressora, envelope e selo