Contente
Muitas culturas consideram a pele clara bonita. Algumas indústrias surgiram na tentativa de atender a esse conceito. Embora cremes comerciais ajudem a clarear a pele, existem soluções naturais também. Remédios alternativos de ervas estão sendo clinicamente estudados e reconhecidos por sua capacidade de reduzir a descoloração, irritação e até mesmo melasma, uma doença que provoca manchas escuras na face. Essas plantas são muitas vezes mais segura e suaves sobre a pele e podem produzir resultados diferentes dos produtos comerciais.
Flores de camomila
Extrato de Tiririca
Essa erva, uma planta selvagem da Índia, foi, na verdade, desenvolvida por uma empresa alemã, Symrise. Era originalmente um anti-irritante para produtos que reduzem a vermelhidão facial. No entanto, seu efeito secundário é de reduzir a melanina da pele. Essa redução, que pode ser até 40%, resulta numa iluminação natural e segura. Logo, o extrato é diferente da maioria dos clareadores, que podem irritar e inflamar a pele.
Camomila
A camomila está presente em várias novas linhas de cremes faciais e máscaras antienvelhecimento. É uma das ervas mais conhecidas para usos cosméticos e pode ser tomada internamente, bem como externamente, com efeitos visíveis. Ela contém apigenina, uma substância anti-inflamatória, e é conhecida por clarear a pele, hidratar cabelos claros e aliviar a eczema, queimaduras de sol e vento e outras irritações da pele. Ela pode ser misturada com água, mel e água de rosas para criar um clareador de pele natural.
Alcaçuz
O extrato de alcaçuz é um dos agentes de branqueamento conhecidos mais suaves e é altamente eficaz contra a hiperpigmentação e melasma. Ele contém liquiritin, que foi clinicamente comprovado na melhora dessas duas condições. Outra substância encontrada no alcaçuz, o glabridin, é um clareador potente que também funciona para suprimir a produção de melanina na pele.
Sândalo
O sândalo por si só é um antisséptico natural, excelente para o tratamento da acne, eczema, psoríase e erupções cutâneas. Ele também pode equilibrar o pH da pele e umidade e é encontrado em muitas receitas de clareamento de pele. O sândalo australiano é conhecido por ajudar a nivelar os tons de pele, especialmente a descoloração causada pela acne. Ele é melhor usado como um pó misturado com outros ingredientes, como o mel ou suco de pepino. O uso de suco de limão, suco de tomate e suco de pepino misturados com pó de sândalo fornecem uma máscara que rapidamente clareia a maioria dos tipos de pele. Esteja ciente de que sândalo pode irritar a pele de pessoas sensíveis e provocar reações alérgicas.
Camélia
A camélia é uma erva pouco conhecida do Japão e seu óleo essencial é excelente para manter um rosto fresco e saudável. Ela reduz visivelmente as cicatrizes da acne, fecha os poros e oferece várias vitaminas essenciais necessárias para a pele ficar macia e resistir à acne. Não é uma erva de curto prazo, com efeito imediato, mas seu uso prolongado no rosto pode produzir uma pele mais pálida que mantém um brilho saudável, evitando futuros problemas faciais.
Uva-de-urso
A uva-de-urso contém arbutin, um clareador de pele ativo (hipopigmentador) que funciona assim como sua versão sintética (e possivelmente causadora de câncer), o tóxico hidroquinona. Seu extrato está presente em muitos cosméticos asiáticos em que a hidroquinona é proibida. Ele apresenta uma leve qualidade antisséptica, fazendo com que a aplicação tópica seja útil contra alguns tipos de acne. Normalmente, a uva-de-urso é combinada com uma outra erva para criar um efeito mais sutil na pele.