Contente
Um cão que pula a cerca arrisca tanto a si mesmo como aos outros. Ele pode se machucar pulando a cerca, fugir e se perder no caminho, ou ainda acabar ferindo outras pessoas na rua. Seus vizinhos certamente não ficarão felizes ao ver seu cachorro fora da cerca, assustando a eles e seus filhos. Supervisionar o cachorro 24 horas por dia também não é possível. Com um treinamento firme, pode-se prevenir a fuga do cão pulando a cerca.
Instruções
O cachorro pode se machucar pulando a cerca (Black Dog Jumping image by Bestside from Fotolia.com)-
Treine seu cão para ficar longe da cerca. Caminhe com ele no jardim, e quando ver ele farejando ou cavando próximo à linha da cerca, ou olhando para a cerca pensando em pular, desencoraje-o imediatamente com comandos firmes como "senta" ou "fica". Logo após diga "vem".
-
Elogie o cão por te escutar e não pular a cerca. Use palavras positivas como "muito bom". Recompense o cachorro com algo saboroso por obedecer ao comando "vem".
-
Desvie a atenção do cão com a cerca se ele se aproximar dela ou ficar olhando para ela. Brincar com ele é uma boa tática para chamar sua atenção. Jogue discos ou bolas e deixe-o trazê-los para você. Elogie com palavras e guloseimas.
-
Pratique as técnicas de treinamento consistentemente. Use os comandos de obediência, reforços positivos e recompensas sempre que seu cão parecer interessado na cerca ou assumir uma postura que indique que quer pular.
Dicas
- Treine seu cão para obedecer comandos enquanto ele ainda está jovem. É importante que ele tenha recebido um bom treinamento.
- O melhor período para treiná-lo a não pular a cerca é logo que você trouxer ele para casa ou assim que você colocar a cerca.
- Peça aos membros da família para executar a mesma técnica quando eles levarem o cão para passear no jardim. Informe-os sobre os comandos também.