Contente
Cultivar novas plantas a partir de mudas de outras plantas é uma forma de propagação. Esse método é utilizado com mais frequência com um número de plantas ornamentais arborizadas, mas também funciona bem com a maioria das plantas caseiras e uma variedade de árvores, vinhas e arbustos. O tempo exato para extrair as mudas difere entre as várias espécies de planta, mas os procedimentos básicos são os mesmos. Esse processo inclui o tratamento das mudas com um hormônio especial para promover o enraizamento.
Instruções
Muitas plantas são cultivadas a partir de mudas (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Encha um vaso com uma mistura de terra fértil bem drenada e coloque-o em uma bandeja de drenagem. Umedeça e faça furos na terra com um lápis.
-
Extraia as mudas no início do dia e trate-as imediatamente. Remova várias mudas de 10 a 15 cm que estiverem abaixo de um nodo em caules saudáveis.
-
Remova todas as folhas ou flores nos primeiros 5 a 7,5 cm das mudas. Retire metade da quantidade de folhas médias ou maiores na parte superior das mudas. Passe uma faca afiada na parte inferior para feri-las e promover o enraizamento.
-
Ponha um pouco de hormônio de enraizamento seco em um recipiente pequeno. Utilize apenas a quantidade necessária de hormônio e, para impedir a contaminação, nunca coloque o pó de volta no mesmo recipiente.
-
Mergulhe metade ou menos de cada muda em hormônio de enraizamento. Chacoalhe-as ou bata de leve nas laterais do recipiente para eliminar o excesso do pó.
-
Ponha uma muda em cada buraco e firme a terra para que fiquem retas. Regue-as novamente assim que terminar de colocá-las. Cubra todo o vaso com uma sacola plástica.
-
Mantenha o vaso em um local aquecido fora da luz solar. Verifique as mudas frequentemente e regue-as, conforme for necessário, para que a terra permaneça úmida até as raízes se formarem, dentro de um mês ou mais.
O que você precisa
- Vaso
- Meio de enraizamento
- Bandeja de drenagem
- Faca
- Lápis
- Recipiente pequeno
- Sacola plástica