Quais são os três tipos de aprendizagem na Taxonomia de Bloom?

Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Quais são os três tipos de aprendizagem na Taxonomia de Bloom? - Artigos
Quais são os três tipos de aprendizagem na Taxonomia de Bloom? - Artigos

Contente

A taxonomia (ou classificação) de Bloom de domínios de aprendizagem oferece aos educadores e gestores uma noção de como a aprendizagem humana pode ser categorizada e ampliada. Ao compreender as três categorias de aprendizagem de Bloom, educadores, estudantes e interessados no desenvolvimento humano podem entender melhor como criar sistemas educacionais eficazes que abrangem todos os três domínios propostos pelo autor.


Os seres humanos aprendem em três categorias ou domínios principais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

História

A taxonomia de Bloom, uma maneira de categorizar os tipos de aprendizagem, foi desenvolvida por educadores do ensino superior, incluindo Benjamin Bloom, em 1956. Esta taxonomia foi desenvolvida para professores, especificamente os de ensino superior, para ajudá-los a entender exatamente como os alunos aprendem e de que forma eles processam esses tipos individuais de aprendizagem. Bloom e o comitê sugeriram que as três grandes categorias (também chamadas de "domínios") de aprendizagem são a cognitiva, a afetiva e a psicomotora.

Cognitivo

O primeiro domínio de aprendizagem identificado pela taxonomia de Bloom é o domínio cognitivo, ou seja, uma aprendizagem baseada no intelecto ou no conhecimento. Esse domínio envolve a memória e a capacidade de recordar e compreender dados, aplicar informações e sintetizá-las em algo novo. Um exemplo desse tipo de conhecimento é conseguir recitar material memorizado e rotular e fazer distinções entre diferentes conjuntos de dados. Esse domínio costuma ser mais associado com atividades acadêmicas.


Afetivo

O domínio afetivo refere-se ao reino das emoções e das relações interpessoais. Esse domínio centra-se na receptividade (a disposição de um indivíduo para ser perspicaz e escutar os outros), respondendo a fenômenos e à capacidade de possuir e internalizar valores. Exemplos desse tipo de inteligência na educação incluem a capacidade do aluno para fazer uma apresentação, a participação em grupos de discussão e a ética.

Psicomotor

O domínio psicomotor é sobre o corpo físico e como ele se move em relação ao mundo e aos outros. Esse domínio tem sido menos explorado em um contexto educacional que os outros dois, embora tenha um forte papel na educação física, esportes, dança e teatro. Ele inclui a capacidade de compreender sinais não verbais, acompanhar respostas guiadas, aprender padrões de movimentos complexos e manipular equipamentos. Exemplos desse domínio incluem a capacidade de usar um computador pessoal, um diagrama para criar um modelo e aprender um passo de dança complicado.


O túmulo do último aaino em "Aain Creed 2" torna-e diponível quando você alcança a Memory equence 9. A entrada para o túmulo etá no primeiro nível do ...

Um lutre tem um grande impacto no epaço da ua ala de jantar. Ele pode definir todo o clima e completar o deign de um cômodo, criando um ambiente bonito e confortável. Pode er difíc...

Artigos Do Portal.