Contente
A eletricidade é a energia fornecida através da rede de energia de muitos países, como o Brasil. A corrente pode ser alternada ou direta, e essa rede de energia usa a corrente alternada para alimentar as luzes, os aparelhos e demais sistemas elétricos de nossas casas e trabalhos. Três fases diferentes podem ser usadas em um circuito de CA, que pode ser monofásico ou trifásico. Meia fase não existe, mas o termo é usado para se referir a uma corrente de uma destas fases.
Plugando em uma tomada monofásica (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Monofásica
A eletricidade monofásica é a usada em sua casa, à exceção de alguns dispositivos. As luzes, tomadas e a maioria dos aparelhos operam a partir de um circuito monofásico. Este circuito carrega apenas 120 volts em uma linha, mas possui um fio neutro e um terra como parte do circuito.
Bifásico
O sistema bifásico foi desenvolvido na década de 1890, mas é considerado obsoleto hoje em dia. Esses sistemas ainda são usados em alguns motores de passo e computadores especializados, mas, na prática, não se usam mais fios de duas fases. Este tipo de circuito era usado para operar os geradores das cataratas do Niagara, em 1895, e consiste em dois circuitos monofásicos independentes, de forma que era possível fornecer 240 volts para os motores. Um dos circuitos usava 120 volts e um fio neutro, enquanto o outro era exatamente igual. Os dois circuitos compreendiam o que os eletricistas chamavam de energia bifásica.
Trifásico
Nos tempos modernos, foi desenvolvida uma forma mais eficiente de alimentar os sistemas de 240 volts. O circuito trifásico foi criado para operar motores industriais de forma mais eficiente. A fase possui três fios e cada um carrega 120 volts. Dois dos três fios fornecem a tensão usada por um motor trifásico, mas caso a tensão de qualquer um deles caia, o terceiro fio é usado. Os prédios comerciais usam sistemas trifásicos, além de fornos, secadores, soldadores e equipamentos industriais de grande porte.
Meia fase
Não existem circuitos ou fontes de meia fase. Essa terminologia só existe para descrever parte do sistema de um circuito bifásico ou trifásico. Uma pessoa, ao descrever uma linha de 120 volts de um circuito de alimentação bifásico ou trifásico, pode descrevê-la como metade da fase, ou meia fase, o que significa que apenas metade da tensão utilizada pelo motor ou sistema está fluindo por aquele fio. O dobro da tensão é necessária para aquele sistema, mas a meia fase é apenas parte do circuito.