Contente
O pau d'arco, mais conhecido como ipê roxo, é uma erva medicinal que tem sido usada por mais de 1.000 anos pelos nativos do Brasil, mas há algumas polêmicas e equívocos sobre seus possíveis efeitos colaterais.
O chá de pau d'arco é extraído das cascas da árvore (árvores image by DUDASOUZA from Fotolia.com)
Função
No Hospital Santo André do Rio de Janeiro, o pau d'arco tem sido usado para o tratamento de câncer e outras doenças desde os anos 70.
Uso
Tradicionalmente, as pessoas fazem um chá da casca interna da árvore pau d'arco.
Polêmica
A verdadeira polêmica sobre os efeitos colaterais tem a ver com os pesquisadores, como os do Instituto Nacional do Câncer, que estão isolando o ingrediente ativo da planta, conhecido como lapachol, e experimentando-o nos animais e seres humanos para reduzir tumores e tratar doenças como o câncer. A pesquisa descobriu que o lapachol foi eficaz, mas após o uso prolongado causou náuseas, tonturas e coagulação do sangue.
Sinergia
O foco dos pesquisadores no lapachol nega, de fato, a pesquisa sobre os efeitos sinérgicos de todos os componentes da erva natural trabalhando juntos.
Nutrientes de cicatrização
O pau d'arco contém ferro, cálcio e selênio, que são úteis para o crescimento celular e a estimulação do sistema imunológico. Essa planta mata microorganismos que contribuem para muitas doenças crônicas e infecções, além de promover um cólon saudável.
Efeitos colaterais
Não existem efeitos colaterais conhecidos por beber o chá, embora sempre se soube que as mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem usar esta planta.