Contente
A agressividade dos felinos é "o segundo problema mais frequente" visto em gatos, como apontam pesquisas. A agressividade de seu animal pode ser direcionada a outro animal ou a uma pessoa. Agressão repentina em gatos pode se tornar potencialmente perigosa, especialmente se seu gato morde e arranha. Se seu gato ficar agressivo tendo sido um animal dócil, consulte seu veterinário para compreender as causas possíveis.
Agressão de gatos pode se tornar um problema potencial (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Indução por dor
Gatos podem adotar repentinamente um comportamento agressivo devido a problemas de saúde. Se seu gato estiver machucado, isto pode fazê-lo responder a você tentando pegá-lo com um ataque para que seja deixado em paz. Gatos podem associar dor com traumas do passado. Por exemplo, se seu gato já teve o rabo preso em uma porta, ele pode lembrar da dor associada a experiência. Se você tentar fazer carinho próximo do rabo, ele pode atacá-lo repentinamente para evitar que mais "dor" ocorra naquela área.
Cheiros desconhecidos
Visitantes desconhecidos em sua casa podem causar uma reação negativa em seu gato, como pesquisas indicam. Se seu gato não se acostumou com a pessoa nova e não conhece o cheiro dela, ele pode reagir de forma agressiva. Se você possui vários destes animais, leve um deles ao veterinário e traga-o de volta para casa. Seus outros gatos podem repentinamente chiar, rosnar e bater no outro gato. O animal que foi ao veterinário irá cheirar diferente, causando uma reação negativa nos outros.
Seu gato pode pegar odores diferentes no veterinário (Comstock/Comstock/Getty Images)
Super estimulação
Gatos podem responder a super estimulação causada por afagos e redirecionar sua agressividade contra quem o afaga. Enquanto seu gato pode estar procurando por carinho, uma vez que ele decida que tenha tido o suficiente, ele pode morder ou arranhar. Seu gato pode até adormecer durante o afago, mas pode acordar de repente. Ele pode morder enquanto acorda como uma resposta instintiva devido a falta de noção momentânea referente a seus arredores, como pesquisas indicam. Um gato também pode morder quando estiver distraído por um estímulo. Por exemplo, um gato que se senta e olha para um pássaro em uma janela pode repentinamente redirecionar a reação dele para você.
Outras causas para a agressão
Introduzir um novo animal em sua casa pode levar seu gato a adotar uma agressão para defender seu território. Seu animal pode escolher observar o novo animal ou atacar imediatamente. Em alguns casos, a causa exata da agressão de seu gato não pode ser identificada. Isto é conhecido como agressão idiopática, como indicam pesquisas. Um gato com este caso de agressão pode atacar com violência e frequentemente.