Contente
Os fungos na unha do pé geralmente começam como uma pequena mancha branca ou amarela. Porém, se não forem tratados, podem engrossar, desintegrar ou descolorir as unhas. Existem muitos medicamentos para tratar os fungos, mas eles podem vir com efeitos colaterais.
Medicação para fungos nas unhas do pé (Image by Flickr.com, courtesy of Randen Pederson)
Tipos
Os medicamentos orais podem causar sintomas como dor de cabeça, dor de estômago, tonturas, vômitos, urticária e danos ao fígado. Os cremes, por sua vez, provocam ardor, coceira, ressecamento, descamação e prurido. As reações cutâneas variam de reações alérgicas leves a graves.
Precauções
Monitorar os níveis de sangue durante o tratamento pode ser necessário para alguns tipos de medicamentos, como o Lamisil. Este remédio tem demonstrado causar danos no fígado em alguns casos.
Conselho do especialista
Quando utilizar o Lamisil como tratamento para fungos, sintomas como náuseas, anorexia, fadiga, vômitos, urina escura ou fezes claras podem ser sinais de danos no fígado e devem ser relatados ao seu médico imediatamente. Se isso acontecer, o uso do medicamento será interrompido e a função hepática será avaliada.
Potência
Em grande parte dos casos, os efeitos colaterais são de curta duração. A maioria das pessoas são capazes de continuar o uso da medicação. Nos casos mais extremos, quando o fígado foi afetado ou morte foi relatada, os pacientes tinham problemas de saúde subjacentes.
Alternativas
Existem muitos tratamentos naturais para curar fungos em unhas do pé, que não trazem os efeitos colaterais associados com os medicamentos prescritos.