Contente
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês) avisa que a fumaça de madeira é constituída de gases e partículas finas que não são saudáveis ao serem inaladas, tanto se você estiver dentro de casa com uma lareira, ou fora e na direção do vento de uma.
Fumaça de madeira (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Ingredientes tóxicos
A fumaça de madeira produzida em lareiras é tóxica. De acordo com a Associação de Alergia, Sensibilidade e Saúde Ambiental dos EUA (ASEHA, em inglês), ela contém substâncias carcinogênicas incluindo aldeídos, dioxina, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, dióxido de carbono e partículas ultrafinas.
Sintomas de alergia respiratória
A ASEHA informa que crianças nos EUA vivendo em casas com fogão à lenha têm mais sintomas de alergia respiratória, incluindo dor de garganta, pieira, tosse e função pulmonar reduzida do que crianças que não têm fumaça de madeira em casa.
Agravação da asma
A fumaça de madeira pode piorar sintomas da asma, de acordo com um artigo de 2006 na Revista Respiratória Européia nomeado "Lançando uma nova luz sobre fumaça de madeira: um fator de risco para a saúde respiratória".
Sintomas graves
De acordo com a ASEHA nos EUA, a inalação de fumaça de madeira pode também levar a doenças de obstrução das vias respiratórias, maior incidência de infecções bacterianas, cataratas, opacificação das lentes dos olhos, bronquite, inflamação no ouvido, redução de oxigênio no sangue, câncer, enxaqueca, pneumonia, fibrose nos pulmões, e morte.
Maiores riscos
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA avisa que a fumaça proveniente de lareiras pode ser especialmente danosa para crianças, pessoas mais velhas e indivíduos com doenças cardíacas, asma e doenças no pulmão.