Contente
Os aços 1045 e 1018 são dois tipos de aço carbono conforme definido pela Society of Automotive Engineers (SAE). Esses números de classificação descrevem os componentes na liga de aço, bem como as propriedades do metal acabado. As ligas de aço podem ter uma ampla variedade de propriedades, por isso, é muito importante escolher o tipo correto de aço para uma aplicação particular.
As barras de aço são fabricadas em diferentes tipos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Decifrando os números
O número de quatro dígitos atribuído a vários tipos é um código que descreve o aço. O primeiro dígito, "1", indica um aço carbono. O segundo dígito, "0", diz-lhe que não há modificações na liga. Os dois últimos dígitos se referem a quantidade de carbono no aço terminado, a quantidade de carbono determina a resistência e a ductilidade da liga terminada.
Aço 1018
O aço 1018 possui um baixo teor de carbono, pois contém 0,18% de carbono. Os aços de baixo teor de carbono são facilmente soldáveis e baratos, no entanto, eles também têm baixa resistência. A resistência à tração ou à pressão que quebrará o aço é de 4398.855 bar. A tensão de ruptura ou a pressão que dobrará permanentemente o aço é de 3702.480 bar. O alongamento descreve o quanto uma amostra do material esticará antes de quebrar; para o aço 1018 é de 15,0%.
Aço 1045
O aço 1045 possui um médio teor de carbono, contendo 0,45% deste. Esse tipo de aço é mai forte do que os aços de baixo teor de carbono, mas não é tão fácil de soldar, podendo ser misturado através de um esfriamento rápido. A tensão de ruptura do aço 1045 é muito maior do que a do 1018, sendo de 5302,024 bar, portanto, se deseja que o aço se flexione e volte à sua forma original, o 1045 seria o mais adequado. O alongamento do 1045 é de 12%, portanto, caso necessite de uma peça de aço que se estenderia antes de quebrar, o 1018 é uma escolha melhor do que o 1045.
Diferenças nas aplicações
Os aços de baixo teor de carbono são mais indicados para fazer correntes, tubos, fios e pregos. Os aços de médio teor de carbono são melhores para virabrequins, peças de máquinas tratadas termicamente, parafusos e eixos.
Raios de arame e um eixo, duas aplicações diferentes de aço em uma roda de bicicleta (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)