Contente
Animais arbóreos vivem e habitam nas árvores. Uma grande variedade de espécies animais são consideradas animais arbóreos. Estas espécies consideram árvores como seu lar, encontram abrigo, alimento e proteção entre os galhos. Não se sabe quantas espécies de animais são consideradas arbóreas, mas alguns profissionais estimam que pode haver cerca de 25 mil tipos de espécies arbóreas.
Macacos são considerados animais arbóreos. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Macacos
Os macacos são um dos principais tipos de animais arbóreos; muitos tipos de macacos vivem, brincam, comem e dormem nas árvores. O bugio é um exemplo de um animal arbóreo. Ele é nativo da América Central e da América do Sul, e prefere viver em um ambiente tropical. Bugios vivem em grupos e são conhecidos por seus ruídos uivantes, que são feitos para notificar outros macacos de que um bando já vive na área.
Pássaros
Muitos tipos de pássaros são considerados animais arbóreos. Duas principais espécies de aves que são consideradas arbóreas são a águia careca e a coruja chifruda. A águia careca é exclusiva da América do Norte, e é o emblema nacional dos Estados Unidos. A maioria das águias carecas selvagens vivem nas árvores do estado do Alasca. A coruja chifruda foi descoberta nas colônias da Virgínia, e pode viver em uma variedade de climas, incluindo florestas e desertos.
Répteis
Alguns répteis são conhecidos por serem animais arbóreos. O principal réptil que é conhecido por fazer das árvores sua moradia é a iguana. Iguanas vivem nas selvas da América Central e na América do Sul, bem como nas ilhas do Caribe. Normalmente as iguanas vivem nas copas das árvores da floresta tropical sul-americana. Elas gostam das copas da floresta porque se beneficiam da vida que há nelas e ainda são capazes de tomar sol. Iguanas raramente se aventuram até o chão da floresta.
Outros animais
Um animal arbóreo único é o quati. Os quatis são criaturas do tipo guaxinim que vêm do sudoeste dos Estados Unidos e, por vezes, da Argentina. Vários quatis dormem em um ninho, que fica nas árvores. Os quatis são ativos durante o dia e à noite. Provavelmente por causa de seus hábitos arbóreos, os quatis são excelentes escaladores e são vistos frequentemente no topo das árvores. Outro animal arbóreo é o binturong. O binturong é um mamífero do estilo preguiça que vive nas árvores do sudeste da Ásia. Ele parece um cruzamento entre um gato e um urso, e é um animal noturno que gasta seu tempo procurando fruto nas árvores.